Vacina vencida contra Covid? Entenda o caso e se foram aplicadas doses no município

Registros do Ministério da Saúde indicam que milhares de pessoas no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid. Os dados mostram que as doses são da AstraZeneca e estavam fora da validade e mesmo assim teriam sido aplicadas em 1.532 municípios.

Secretaria de Saúde de Panelas informa que as vacinas aplicadas no município estavam rigorosamente dentro do prazo de validade

Os dados constam em registros oficiais do Ministério da Saúde e mostram que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca (lote 4120Z005) foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, essas vacinas vencidas compromete sua proteção contra a Covid-19.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em mais de 1.500 municípios. Com informações de que algumas doses teriam sido aplicadas também no município de Panelas e na região.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Panelas-PE, esclarece que o LOTE 4120Z005 da vacina AstraZeneca, contra a COVID-19, foi o primeiro a chegar no município. E que o recebimento aconteceu no dia 28 de janeiro de 2021 e em 14 de abril, data do vencimento, todas as doses já tinham sido aplicadas (entre os dias 28 de janeiro e 20 de março de 2021). E o registro do município de Panelas na relação, com doses vencidas aplicadas, trata-se de uma inconsistência na operação do sistema de registro do Ministério da Saúde e já estaria sendo tratado com os órgãos competentes para retificação dos dados. E que as vacinas aplicadas no município estavam rigorosamente dentro do prazo de validade.

Os lotes de vacinas distribuidos tem prazo de validade e devem ser armazenados em temperaturas abaixo de zero graus (cada uma com sua especificação), seja da AstraZeneca, Coronavac, Pfizer ou Janssen. Segundo o Boletim Covid-19 de Panelas-PE, publicado em 01/07/2021, já foram aplicadas mais de 9.500 doses.

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético, tenha bom senso, não publique spam.

emo-but-icon