CTPS: Você sabia que a Carteira de Trabalho agora é Digital?

A carteira de trabalho será emitida de forma prioritária no formato digital. Apenas trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel.

Carteira de Trabalho é emitida de forma prioritária no formato digital

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. A carteira de trabalho será emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.

Qualquer pessoa inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode utilizar este serviço. O documento CTPS Digital é administrado pela plataforma digital do Governo Federal (gov.br), uma plataforma de autenticação do Governo criada para facilitar a identificação e autenticação do cidadão.

Se você não tiver cadastro na plataforma gov.br do Governo Federal, será preciso criar uma conta para utilizar o serviço da Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital.

Documentação necessária para apresentar no ato da solicitação da CTPS: 

  •  CPF;
  • Documento oficial de identificação com foto, nome, data, município e estado de nascimento, filiação, número, órgão e data de emissão;
  •  Comprovante de residência com CEP;
  •  Comprovante do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado), com averbação (se separado, divorciado ou viúvo); 
  • Foto 3x4 colorida, recente e com fundo branco (apenas para as localidades no estado de São Paulo que ainda emitem a CTPS do modelo manual).

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético, tenha bom senso, não publique spam.

emo-but-icon