SOBRE O TAL DO PIX, sabe o que é e como funciona?

Meio de transferência ou pagamento de dinheiro em poucos segundos, podendo fazer transações em qualquer dia da semana e disponível 24 horas.

SABE O QUE É, COMO FUNCIONA O PIX?

O Pix é um meio digital de transação de dinheiro, desenvolvido pelo Banco Central, que vai permitir transferências e pagamentos em tempo real, independentemente do dia ou horário e poderá ser feito para qualquer instituição financeira. 

As pessoas e as empresas poderão enviar e receber dinheiro por meio do Pix, ou seja, é mais uma opção além de TED, DOC, boleto e cartão, por exemplo.

Entenda, Pix não é um aplicativo e nem é exclusivo de uma instituição específica. Centenas de bancos ou instituições do país vão poder oferecer o novo meio de pagamentos dentro dos canais que os clientes já estão acostumados a usar, como aplicativos e sites.

Como funciona o Pix?

O Pix passou a funcionar no dia 16 de novembro, e para usar é preciso cadastrar as chamadas “Chaves Pix”, que são basicamente, o dado necessário para poder enviar um Pix a alguém

Na definição do Banco Central, as chaves Pix são “‘apelidos’ utilizados para identificar a sua conta” – em outras palavras, elas são um código que representa a sua conta no Pix. 

Ao invés de passar todos os seus dados bancários e pessoais para receber uma transferência, por exemplo, informar o banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta.

É possível registrar quatro tipos de chaves Pix:

  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail; 
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória.

Pessoas físicas podem registrar um total de até cinco chaves por conta da qual sejam titular, enquanto pessoas jurídicas podem registrar até vinte chaves – também por conta.

É possível registrar mais de um e-mail e mais de um número de telefone como chave Pix. O usuário pode também registrar suas chaves em qualquer banco de sua escolha. Só não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta.

E para enviar um Pix, basta informar uma das chaves do recebedor.

Fonte: Nubank - Blog (blog.nubank.com.br)

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético, tenha bom senso, não publique spam.

emo-but-icon