Se “Nulo” fosse candidato a Vereador, seria o terceiro mais votado em Panelas

A votação em Panelas, assim como em todos os municípios do Brasil com Eleição Ordinária, começou as 7 horas da manhã do domingo (15 de novembro). Este ano com horário especial para dá preferência aos idosos com mais de 60 anos.

NULO SERIA ELEITO VEREADOR

A apuração começou a partir das 17 horas, quando começaram a chegar os primeiros resultados das urnas, e a totalização de todas as urnas foi concluída às 21 horas. A partir de então, já se tinha notícias de quem foram os candidatos eleitos, tanto para prefeito, quanto para vereador.

O que chamou atenção foi o número de votos nulos para o cargo de vereador. Com um total de 16.217 votos registrados nas urnas, Nulo teve mais de 6% das intenções ou desatenção dos votos, ou seja, foram 976 eleitores que anularam o voto.

Para se ter um comparativo, o candidato mais votado para vereador, teve 1.489 votos; O segundo mais votado teve 1.482 votos; e o terceiro mais votado obteve 870 votos. Se Nulo fosse um candidato válido, teria tido mais votos que o terceiro eleito e assumiria essa colocação.

Quando um voto é anulado?

Votos nulos são quando o eleitor vota em candidato excluído do pleito e que não consta na urna eletrônica; vota em candidato ou partido inexistente; e ainda tem o "Nulo técnico", que é quando vota no candidato que está excluído do pleito em caráter definitivo, mas que consta na urna por impossibilidade técnica de removê-lo. 

Resumindo, voto anulado é quando o eleitor erra os números apertados na urna eletrônica. Voto nulo não tem efeito algum, ou seja, não é destinado a ninguém.

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético, tenha bom senso, não publique spam.

emo-but-icon