O ÚLTIMO ARTIGO: NÓS MUDAMOS TUDO!

ÚLTIMO ARTIGO DA COLUNA POLÍTICA
Há exatos seis anos e cinco meses eu publicava meu primeiro artigo para coluna política deste site. O primeiro artigo escrito para o panelaspernambuco.com foi “Política para não ser idiota”, inspirado no livro do Sérgio Cortella e Janine Ribeiro. Guilherme Amarino, fundador do blog, e eu sabíamos exatamente o que estávamos fazendo e visualizamos anos antes o que muitos conseguem perceber apenas agora.

A ideia era fornecer elementos para que a população vivesse a política diária, estabelecer um debate contínuo, desconstruir sofismas, e, assim desestruturar um sistema cuja existência beneficiava apenas um pequeno grupo de agentes políticos do município. Cumprimos o papel e a coluna política passou a ser comentada nas redes, reflexos dos textos não demoraram a aparecerem nas conversas de rua, motivos de polêmicas e debates constantes na cidade.

Antes de existir algo na política, existe primeiro na literatura. O consciente coletivo de uma cidade é construído a partir de conceitos estabelecidos, discussões feitas sobre elementos e fatos sociais ocorridos dentro da sociedade. O panelense era discretamente medicado com doses homeopáticas de conteúdos que analisam profundamente, com lastro muitas vezes em filosofia, ciência política, literatura, direito, religião etc., os fatos mais corriqueiros da política municipal. Provocações políticas e filosóficas na terra dos cabanos eram feitas semanalmente. O povo passou a acompanhar, políticos liam, alguns fingiam não ler outros fingiam ignorar, mas para qualquer cidadão panelense era inegável assumir que, pelo menos, o ponto inicial das discussões eram os artigos da coluna política.

Com o tempo surgiram termos como “Coroné”, “laranja”, “sergianismo”, “desgoverno”, “digestão municipal”, “governanta” etc., que passaram a ser usuais em comentários na rádio, nas redes, nos palanques, nas tribunas e nas calçadas. Se o papel do filósofo é mudar a realidade a partir da disseminação de conhecimento e fornecer elementos para que a mudança aconteça no universo do real, então, o papel foi cumprido. É inegável a importância de cada texto. A plataforma do panelaspernambuco.com foi o fundamento e vetor de ideias que abalariam o sistema a ponto de causar graves danos à sua estrutura.

Em um mundo anterior as lives, aos rompimentos, a nova oposição a vanguarda foi feita nos mesmos moldes das revoluções, onde escritos políticos e filosóficos foram norte de grandes mudanças ao redor do mundo. Quem leu sobre a Revolução Russa (1917), Revolução Francesa (1789), Revolução Americana (1775-1783) sabe que começaram com textos sobre política, direitos e necessidade de mudança.

Com a luta sendo feita em várias frentes, as velas aos poucos foram se ajustando no universo político-partidário, rompimentos e insatisfações foram acontecendo, o caminho foi irrefragavelmente construído por ações, palavras e gestos. Coloquei-me a disposição para ser votado. Fui eleito com 1.482 votos. Por razões óbvias de imparcialidade o site não pode ter um político eleito escrevendo sobre política, pois seria tendencioso e manifestadamente parcial. Por essa razão o fundador da plataforma achou por bem, de modo sensato, me afastar da condução e autoria dos futuros escritos sobre política neste site. Mantendo-me apenas como consultor jurídico e advogado quando eventualmente os serviços forem necessários.

Desta forma, me reporto a todos os leitores que me acompanharam por mais de meia década para agradecer e ao mesmo tempo me despedir. Foi uma honra participar deste projeto, colaborar para mudança estrutural e poder disseminar um pouco do pouco conhecimento adquirido ao longo da minha jovem existência cansada. Com a certeza que aprendi mais do que ensinei, abraço virtualmente a todos os que contribuíram para o sucesso da coluna. Avante sempre! E vamos construir a nossa história juntos!

Coluna Política // Por Pierre Logan

Advogado, Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Formado em Filosofia, é licenciado pela Universidade Cruzeiro do Sul, Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Filósofo. Membro do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho. 

Contato: 
pierreloganoficial@gmail.com

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético, tenha bom senso, não publique spam.

emo-but-icon