Quem tiver 16 e 17 anos no dia da eleição já pode tirar o título de eleitor agora

Jovem Eleitor que tem 16 e 17 anos também podem solicitar o título de eleitor nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral.

Tenho 16 anos, já posso tirar o título?

Os jovens com menos de 18 anos e com mais 16 anos já podem tirar o título de eleitor e exercer a sua cidadania. O voto para a faixa etária entre 16 e 17 anos é facultativo, ou seja, não é obrigatório.

Em anos eleitorais, a legislação permite que eleitores com 15 anos também façam o alistamento eleitoral. Portanto, como o cadastro eleitoral fecha 150 dias antes da eleição, o eleitor com 15 anos já pode tirar seu título até o dia 6 de maio, desde que complete 16 anos até o dia da eleição.

Para emitir o primeiro título é necessário agendar o atendimento na página do TRE-PE (tre-pe.jus.br/eleitor/solicitar-agendamento) e comparecer ao cartório eleitoral ou posto de atendimento no dia marcado, munido do documento de identidade original e comprovante de endereço original e recente (período inferior a 3 meses).

Não é exigido que o menor de idade esteja acompanhado por responsável para emissão do título de eleitor, pois o cadastro é preenchido apenas com dados pessoais e biométricos. Durante o atendimento, o eleitor poderá escolher o local em que deseja votar conforme a disponibilidade de vagas.

Jovem Eleitor que tem 16 e 17 anos também podem solicitar o título de eleitor

O título é emitido na hora e de forma gratuita, garantindo o direito de votar nas próximas eleições.

Fonte: tre-pe.jus.br/imprensa

BIOMETRIA ELEITORAL SITUAÇÃO EM PANELAS (PE)

Revisado:
17.108 eleitores

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Barragem cheia, por que não chega água nas casas das pessoas?

O município de Panelas tem um problema crônico com a falta de abastecimento d’água. A cidade de Panelas fica localizada no agreste de...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES