Município em risco para surto das doenças transmitidas pelo mosquito da dengue

- Publicado em 11/10/2019 - Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
Segundo o Ministério da Saúde, Dengue, Chikungunya e Zika são doenças causadas, principalmente, através da transmissão pelo mosquito Aedes Aegypti. Armazenamento inadequado de água e fatores climáticos contribuem para a proliferação do mosquito.

JUNTOS VENCEMOS O AEDES AEGYPTI

O número de casos notificados das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti aumentou em 2019, em Pernambuco. Até 14 de setembro, a Secretaria Estadual de Saúde registrou um crescimento de 160% nos casos notificados de dengue, 175,8% nos de zika e 134% nos de chikungunya, em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo mosquito, o Liraa, desde 2016, o município de Panelas está em situação de risco para o surto das três doenças transmitidas pelo vetor. Divulgado em abril deste ano, o índice do município foi de 4,60%. A classificação do Ministério da Saúde indica que a partir de 4%, o município já está em situação de risco. O desejável, para estar em condições satisfatórias, é apresentar índice inferior a 1%.

Para a gerente de Vigilância das Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde, Claudenice Pontes, entre os fatores que contribuem para esse resultado estão o armazenamento inadequado de água, bem como o clima da região Nordeste, que é muito propício para a proliferação do mosquito. A gestora destaca a importância do cuidado constante para evitar focos do mosquito.

Peço à população para ver quintais, o acúmulo de água – seja da chuva ou em caixa d’água que não esteja coberta. Que tenha esse cuidado, junto com os profissionais de saúde, para gente combater esses mosquitos que trazem tantas doenças. É um mosquito pequeno, mas que traz doenças grandes e que podem ser fatais.” Disse Claudenice Pontes.

Para que casos de doenças não aumentem, é fundamental a mobilização e participação de todos no combate ao mosquito.

TRANSMISSÃO FESTIVAL SOLIDÁRIO TV PANELAS - MOVIMENTO CULTURAL

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Inscrição para participação no 47º Festival Nacional de Jericos (Online)

Abertas as inscrições para participação de cantores, interpretes, jóqueis de jericos, bem como no Concurso de Jericos Fantasiados. O Movimen... continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES