Município em risco para surto das doenças transmitidas pelo mosquito da dengue

- Publicado em 11/10/2019 - Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
Segundo o Ministério da Saúde, Dengue, Chikungunya e Zika são doenças causadas, principalmente, através da transmissão pelo mosquito Aedes Aegypti. Armazenamento inadequado de água e fatores climáticos contribuem para a proliferação do mosquito.

JUNTOS VENCEMOS O AEDES AEGYPTI

O número de casos notificados das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti aumentou em 2019, em Pernambuco. Até 14 de setembro, a Secretaria Estadual de Saúde registrou um crescimento de 160% nos casos notificados de dengue, 175,8% nos de zika e 134% nos de chikungunya, em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo mosquito, o Liraa, desde 2016, o município de Panelas está em situação de risco para o surto das três doenças transmitidas pelo vetor. Divulgado em abril deste ano, o índice do município foi de 4,60%. A classificação do Ministério da Saúde indica que a partir de 4%, o município já está em situação de risco. O desejável, para estar em condições satisfatórias, é apresentar índice inferior a 1%.

Para a gerente de Vigilância das Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde, Claudenice Pontes, entre os fatores que contribuem para esse resultado estão o armazenamento inadequado de água, bem como o clima da região Nordeste, que é muito propício para a proliferação do mosquito. A gestora destaca a importância do cuidado constante para evitar focos do mosquito.

Peço à população para ver quintais, o acúmulo de água – seja da chuva ou em caixa d’água que não esteja coberta. Que tenha esse cuidado, junto com os profissionais de saúde, para gente combater esses mosquitos que trazem tantas doenças. É um mosquito pequeno, mas que traz doenças grandes e que podem ser fatais.” Disse Claudenice Pontes.

Para que casos de doenças não aumentem, é fundamental a mobilização e participação de todos no combate ao mosquito.

Mais publicações sugeridas para você

Saúde 5964015313058224449

BIOMETRIA ELEITORAL SITUAÇÃO EM PANELAS (PE)

Em revisão: 21.516 eleitores
68,26% com biometria: 14.714 eleitores

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação completa da Maratona de Cruzes 2019

Prefeitura divulgou a programação completa da Maratona de Cruzes 2019. Confira a seguir as atrações da 36ª MARATONA DA VILA DE CRUZES, ...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES