NUCA e o Protagonismo Juvenil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Em parceria com governos, setor privado e sociedade civil articula, promove e assegura que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade na agenda pública do País.

grupo de adolescentes do NUCA sobem a Serra da Bica de Panelas-PE

Em nível municipal, desenvolve duas grandes iniciativas em territórios que concentram a maior parte das crianças em situação de exclusão ou de vulnerabilidade social: o Selo UNICEF e a Plataforma dos Centros Urbanos.

O NUCA

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) é atividade obrigatória no Selo UNICEF, e deve funcionar como espaço ou instância de participação de adolescentes. Sua proposta é articular adolescentes para mudar os locais em que estão inseridos por meio de formação e atividades de transformação.

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Panelas-PE

O NUCA foi criado em Panelas na edição passada do Selo UNICEF e fortalecido desde 2017, início da atual edição (2017-2020). No município conta com o apoio do Governo Municipal.

Josielle Barbosa e seu protagonismo juvenil

Josielle Barbosa, presidente do NUCA Panelas-PE
Josielle Barbosa, 17 anos, é presidente do NUCA Panelas. Foto: Raoni Libório. 
A desenvoltura e protagonismo de Josielle Barbosa da Silva, 17 anos, é destaque entre os NUCAS. A jovem foi destacada em matéria publicada pela página oficial do Selo UNICEF.

Selo UNICEF - O discurso bem estruturado e a desenvoltura de Josielle Barbosa da Silva, 17 anos, impactam rapidamente. Em menos de 10 minutos de conversa, ela encanta com sua visão de mundo global e postura cidadã extremamente politizada.

Natural de Panelas, no interior de Pernambuco, a adolescente discorre sobre as mais diversas e complexas temáticas, indo de protagonismo juvenil a feminismo ou de perspectivas de futuro para os jovens nas pequenas cidades ao direito ao voto.

Um dos objetivos do Núcleo, destaca, é mostrar aos adolescentes do município que existe um grupo ali, à disposição, acessível e presente. “Tem muito adolescente que precisa ter espaço para a voz, que não acredita. Estamos presentes para cobrar nossos direitos. O município nos ajuda, nos incluindo nos eventos da cidade e dando visibilidade. Mas nós lembramos a todos que estamos presentes, inclusive, votando”, reforça. Josielle Barbosa é atualmente a presidente do NUCA de Panelas-PE.

Mais >> Confira a matéria completa, clique aqui!

Mais publicações sugeridas para você

Municipal 7454704009372408577

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Atendimento: Justiça Eleitoral disponibiliza aplicativo para eleitor fazer Agendamento

Aplicativo do TRE-PE permite aos eleitores solicitar, alterar, cancelar ou acompanhar um agendamento de atendimento junto à Justiça Eleito...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES