VOCÊ VIU? Correios começam a cobrar taxa para liberação de encomendas internacionais

Publicado em 29/08/2018 | Por Guilherme Amarino (Editor)
A+ A-
Ficou mais caro para o consumidor brasileiro adiquirir um produto comprado no exterior. Isso porque os Correios começou na segunda-feira (27/08), a cobrar uma taxa de R$15 de todas as encomendas estrangeiras que chegarem ao país pela empresa.

Correios começam a cobrar taxa para liberar encomendas internacionais

A tarifa se refere à cobrança do despacho postal. Antes da mudança, ele só era cobrado de objetos tributados pela Receita Federal, mas segundo a estatal, o aumento das importações obrigou os Correios a cobrarem de todas as encomendas para manter “o padrão do serviço”.

A tarifa visa cobrir custos com serviço de tratamento da encomenda (como o recebimento dos objetos), inspeção por raio X, formalização da importação, disponibilização de informações ao importador para liberação da encomenda via internet, entre outras operações.

O pagamento da taxa, segundo os Correios, deve ser efetivado através de boleto ou cartão de credito, para isso, os destinatários que estiverem aguardando encomendas do exterior devem acessar o rastreamento de objetos no site dos Correios e fazer o pagamento do despacho postal. O prazo para entrega passa a contar a partir da data de confirmação do pagamento.

Isso significa que, aquelas compras em sites internacionais (da China por exemplo), além da demora para chegar ao destinatário, a conversão do dólar em real, as possiveis taxas da receita federal e o IOF cobrado, também será acrescentado mais essa despesa para o consumidor.

Mais publicações sugeridas para você

Notícia 3106927311719921349

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Panelas Pernambuco e o Devaneio do Concurso Público

20 anos sem concurso público para a prefeitura de Panelas-PE e quando tem… O Concurso Público para provimento de cargos efetivos da pr...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES