SÉRGIO E LULA - QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA

Em primeiro lugar devo me desculpar com o ex-presidente Lula por compará-lo com o imprestável ex-prefeito de Panelas (o coisa). A compar...


Em primeiro lugar devo me desculpar com o ex-presidente Lula por compará-lo com o imprestável ex-prefeito de Panelas (o coisa). A comparação não é para denegrir o Lula, eu jamais faria isso com uma figura importante como a dele. A comparação é para demostrar aos leitores deste site que a justiça, infelizmente, não pune todos os corruptos do país, ela é seletiva pelo fato de estar em desvantagem. São muitos corruptos por cidade e um só juiz para vários municípios. O Ministério Público em alguns municípios não colabora com o sistema e a impunidade continua se reelegendo.

Acompanhamos nesse último sábado um acontecimento histórico. O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) se entregou à Polícia Federal. Pela primeira vez na história deste país, um ex-presidente foi condenado e preso por crime comum. Agora Lula cumprirá pena por corrupção e lavagem de dinheiro. Lula é considerado um dos líderes populistas mais conhecidos no mundo. Durante seu governo foi ovacionado por praticamente toda imprensa internacional que, apesar de não entender nada de Brasil, nos colocava sempre como um país promissor e em desenvolvimento. Nos tornamos emergentes e ocupávamos destaques nas principais páginas de jornais no mundo.

Lula, de fato, pegou uma economia equilibrada pelo Plano Real. Com a economia equilibrada e o Brasil mais ou menos arrumado, nosso ex-presidente assinou as principais leis, criadas depois de 2000, para combater a corrupção, foi condenado, inclusive, por alguns dispositivos dessas leis, assinadas por ele mesmo, assim como o Collor na década de 90.

Nunca acompanhamos o acontecimento histórico de ver Sérgio Miranda algemado e batendo coma cabeça no teto do carro da Polícia Federal, seria a primeira vez, mas para isso acontecer a justiça pernambucana deveria ser séria para os chefes das quadrilhas partidárias nas cidades do interior.

Sérgio pegou a economia do Brasil arrumada pelo Plano Real, não assinou nenhuma lei municipal importante, aparelhou o legislativo e milagrosamente começou a ficar rico. Lula nunca faliu um sindicato, mas Sérgio já faliu um engenho.

Lula foi reeleito e sua popularidade cresceu com força. Sérgio foi eleito e sua popularidade continuou crescendo. Lula reformou a lei do Financiamento estudantil e permitiu que milhões de jovens pobres ingressassem nas faculdades de todo país, enquanto isso, Sérgio Miranda se negava a disponibilizar transporte gratuito para os alunos que pagavam sua própria conta nas faculdades de Caruaru, Garanhuns etc.

No governo Lula muitas empreiteiras ficaram ricas, a economia melhorou momentaneamente e o mercado de trabalho continuou crescendo. No governo de Sérgio Miranda, Panelas continuou pobre, seus amigos ficaram ricos, ninguém nunca viu as publicidades de licitações e o mercado de trabalho simplesmente nunca existiu (porque uma prefeitura não é um mercado de trabalho).

Também tivemos algumas outras semelhanças entre os governos dos dois. Se o Lula usou os ministérios para apadrinhar partidos e colegas da política, Sérgio Miranda usou a prefeitura, os cargos comissionados, dizem que alguns laranjas e o secretariado municipal.
Lula colocou a Dilma (PT) no poder (primeira mulher presidente do Brasil). Sérgio Miranda colocou Joelma Duarte (PSB) na prefeitura, a primeira mulher prefeita da cidade. Cabe um adendo aqui para eu me desculpar com a Dilma por compará-la com Joelma Duarte, todos sabemos que Dilma é menos feia, mais culta e fala menos merda.

Lula continuou sendo figura importante do governo de sua indicada, Sérgio Miranda manda no governo da escrava dele.

Lula sabe manipular as massas e tem uma militância comprometida com a causa. Sérgio Miranda sabe manipular os pobres e sua militância também se comprometeria se existisse alguma causa para se lutar a não ser ele continuar no poder.

 Lula geralmente é seguido por artistas, intelectuais e, claro, os idiotas úteis. Sérgio é seguido pelos artistas que ele sempre contrata (que raramente são originais), pelos intelectuais (?) e é claro, pelos idiotas úteis de todos os níveis de escolaridade.

Lula tinha maioria no congresso. Sérgio Miranda tinha maioria na Câmara. Os filhos de Lula ficaram ricos. Os filhos de Sérgio nem se fala. As empreiteiras que Lula contratava eram sempre as mesmas. Dê uma olhada no site do TCE e veja as de Sérgio. Lula lavou dinheiro com posto de gasolina porque nunca pensou em lavar dinheiro com vaquejada.

Sérgio também foi acusado de crimes por burlar licitações (o crime prescreveu, acredita?) (falta de um Moro pernambucano), suas contas sempre com recomendações de rejeição. Sua equipe vez ou outra presa (não me refiro a profissão perigo, mas bem antes dela) e a operação Cosa Nostra simplesmente deixou de existir. Já pensou se a lava-jato parasse?  

Para concluir porque tanto as semelhanças quanto as diferenças são muitas. Quero deixar claro que em momento nenhum eu quis ofender o Lula e nem a Dilma. Apenas penso que não é justo que corruptos sejam presos e outros continuem soltos e ofendendo os que foram presos. E concluo dizendo que se você tirar tudo o que o PT tem de bom, sobrará o PSB e se tirar todas as qualidades de Lula, sobrará Sérgio Miranda.


Coluna Política // Por Pierre Logan


Formando em Direito, Licenciando em filosofia, possui formação em Direito Eleitoral, Administrativo, Fundamentos do Direito Público, Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Compositor, gravou no final de 2015 o disco Crônicas de Um Mundo Moderno. Atualmente atua na área jurídica e também é colunista do Jornal SP em notícias. Contato: movimentoculturalpanelense@gmail.com ou pierreloganoficial@gmail.com

Mais publicações sugeridas para você

Política 5730310778996212045

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

“Vamos mudar. Você tem esse poder”, mensagem do Ex-Prefeito Fred sobre a política

Vivemos um quadro político bastante conturbado em todos os níveis. As mensagens dos candidatos tentam confundir o raciocínio dos eleitores....
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES