Não perca o prazo para regularizar situação eleitoral

Publicado em 19/04/2018 | Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
A Justiça Eleitoral informa que o cidadão tem prazo para regularizar sua situação eleitoral e, assim, votar nas Eleições de outubro. O prazo para a regularização acaba no próximo dia 9 de maio, quando há o chamado fechamento do cadastro eleitoral.

próximo dia 9 de maio fechamento do cadastro eleitoral

Até 9 de maio, portanto, o eleitor pode requerer o título, caso ainda não tenha. O prazo também vale para quem quiser fazer transferências de domicílio eleitoral, pagar multas por ausências em Eleições passadas, restabelecer o título que por acaso tenha sido cancelado e outros serviços. Porém, caso o eleitor queira apenas requerer a segunda via do seu título eleitoral, a solicitação pode ser realizada até o dia 27 de setembro.

Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.

Como tirar o primeiro título eleitoral

Para obter o título de eleitor, o cidadão deve ir ao cartório eleitoral de sua região, com os seguintes documentos:
  • carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento. A apresentação da Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte exigirá complementação documental para suprir os dados necessários à emissão do título; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.
O cidadão deve solicitar o título de eleitor pessoalmente no cartório eleitoral. Em ano de eleições, a solicitação do título deve ocorrer até 151 dias antes do pleito. Já em ano não eleitoral, o documento pode ser requerido em qualquer dia do expediente da Justiça Eleitoral.

Fonte das informações: TRE-PE

Mais publicações sugeridas para você

Política 5722603838889699682

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Erro Histórico do Município?

Se um povo que “não conhece sua história está condenado a repeti-la”, Panelas já repetiu muito sua história... Confira o vídeo basead...
continuar

Como passar em Concurso Público

Banner de divulgação Metodo EARA

RECEBA ATUALIZAÇÕES