Por que 6 de Março é feriado em Pernambuco

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco, após ter sido instituído em 2017 pela Assembleia Legislativa do Estado.

Revolução Pernambucana - Ilustração pessoas da época balançando bandeira de Pernambuco

A data magna estadual presta uma homenagem à chamada "Revolução Pernambucana", quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial. É considerado o primeiro movimento pela Independência do Brasil, que chegou ao bicentenário em 2017.

No ano de 1817, a então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias apenas, mas ficou marcada na história do país.

Aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela Lei nº 16.059, de 8 de junho de 2017, a Data Magna do Estado, comemorada no dia 6 de março, foi transformada em feriado estadual e entra em vigor este ano.

TRANSMISSÃO FESTIVAL SOLIDÁRIO TV PANELAS - MOVIMENTO CULTURAL

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Inscrição para participação no 47º Festival Nacional de Jericos (Online)

Abertas as inscrições para participação de cantores, interpretes, jóqueis de jericos, bem como no Concurso de Jericos Fantasiados. O Movimen... continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES