Por que 6 de Março é feriado em Pernambuco

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco, após ter sido instituído em 2017 pela Assembleia Legislativa do Estado.

Revolução Pernambucana - Ilustração pessoas da época balançando bandeira de Pernambuco

A data magna estadual presta uma homenagem à chamada "Revolução Pernambucana", quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial. É considerado o primeiro movimento pela Independência do Brasil, que chegou ao bicentenário em 2017.

No ano de 1817, a então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias apenas, mas ficou marcada na história do país.

Aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela Lei nº 16.059, de 8 de junho de 2017, a Data Magna do Estado, comemorada no dia 6 de março, foi transformada em feriado estadual e entra em vigor este ano.

BIOMETRIA ELEITORAL SITUAÇÃO EM PANELAS (PE)

Revisado:
17.108 eleitores

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Barragem cheia, por que não chega água nas casas das pessoas?

O município de Panelas tem um problema crônico com a falta de abastecimento d’água. A cidade de Panelas fica localizada no agreste de...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES