Índice de Transparência 2017 da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Panelas-PE

Publicado em 09/12/2017 | Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
Apresentado pelo Tribunal de Contas do Estado, o Índice de Transparência dos Municípios 2017 mostra melhorias dos índices da Prefeitura de Panelas.

Índice de Transparência dos Municípios 2017

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, com o objetivo de estimular a melhoria da transparência pública e, consequentemente, facilitar o controle social, desde 2015, o TCE-PE vem realizando avaliação dos portais da transparência no âmbito das prefeituras municipais do Estado de Pernambuco mediante o estabelecimento de um índice de transparência, agora intitulado Índice de Transparência das Prefeituras dos Municípios Pernambucanos (ITMPE-Prefeitura).

E pela primeira vez, com o mesmo objetivo, o TCE-PE realizou a avaliação dos portais da transparência no âmbito das Câmaras Municipais do Estado de Pernambuco, mediante o estabelecimento de um índice de transparência, intitulado Índice de Transparência das Câmaras dos Municípios Pernambucanos (ITMPE-Câmara).

A partir das avaliações os técnicos do Tribunal de Contas do Estado, elaboraram um ranking com escala de 1000 pontos e cinco níveis de transparência: DESEJADO, MODERADO, INSUFICIENTE, CRÍTICO E INEXISTENTE.

A seguir você confere a situação do município de Panelas-PE referente à transparência dos poderes Executivo e Legislativo.

PREFEITURA e CÂMARA: Índice de Transparência 2017

O Portal da Transparência é a disponibilização de informações em meio eletrônico de acesso público, é uma obrigação prevista em lei. Todos os órgãos públicos, seja da União, Estados e Municípios devem permitir o acesso do cidadão a informações sobre receitas e despesas, pagamentos, licitações, entre outras informações.

Transparência da Prefeitura e Câmara de Panelas-PE

Índice de Transparência da Prefeitura de Panelas-PE

No Índice de Transparência de 2015, a Prefeitura de Panelas ficou na posição 156º dos 184 municípios avaliados, ficando entre os 52 municípios dos em situação crítica, com níveis de transparência muito abaixo. No ano seguinte (2016) a Gestão de Panelas-PE não conseguiu evoluir e regrediu no ranking, obtendo apenas 75.5 pontos, permanecendo na situação crítica e entre os 12 municípios com os piores índices de transparência na gestão pública do Estado de Pernambuco.

O Índice de Transparência de 2017 mostrou melhorias na situação da Prefeitura de Panelas-PE. A pontuação do município subiu para 590.50, uma evolução significativa comparando-se com os anos anteriores, saindo da situação crítica para moderada e na posição 51º dos municípios avaliados.

Índice de Transparência da Câmara de Vereadores

Pela primeira vez o Tribunal de Contas do Estado realizou a avaliação da transparência no âmbito das Câmaras Legislativas do Estado de Pernambuco.

E no seu primeiro Índice de Transparência, na presidência do vereador Genilson Lucena, a Câmara Municipal de Panelas-PE obteve 615 pontos, ficando entre os 20 municípios com as melhores pontuações e em situação moderada, com níveis de transparência aceitáveis.

A avaliação dos portais da transparência das Prefeituras e Câmaras dos municípios pernambucanos tomou por base as exigências contidas na Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), na Lei Complementar nº 131/2009, que determina a disponibilização em tempo real de informações sobre a execução orçamentária e financeira, no Decreto nº 7.185/2010, que regulamenta a LC nº 131/2009, e na Lei nº 12.527/2011 (LAI), que regulamenta o acesso à informação previsto no inciso XXXIII do art. 5º da Constituição Federal de 1988.

Mais publicações sugeridas para você

Transparencia 6306300926222102893

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

“Vamos mudar. Você tem esse poder”, mensagem do Ex-Prefeito Fred sobre a política

Vivemos um quadro político bastante conturbado em todos os níveis. As mensagens dos candidatos tentam confundir o raciocínio dos eleitores....
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES