Leitura, Ciências e Matemática: Brasil estacionado segundo Avaliação Internacional de Estudantes

Os resultados no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) não são nada animadores para o Brasil.
resultados no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)

De acordo com a avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), com base nos resultados da avaliação de 2015, divulgados na terça-feira (06/12), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil está estacionado há dez anos entre os piores desempenhos da lista. O Pisa mediu o conhecimento dos estudantes de 72 países em leitura, ciências e matemática. Nas três, a média dos estudantes brasileiros ficou abaixo da dos demais países. Em matemática, o país apresentou a primeira queda desde 2003, início da série histórica da avaliação, e constatou que sete em cada 10 alunos brasileiros, com idade entre 15 e 16 anos, estão abaixo do nível básico de conhecimento.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, lamentou os números. “Esse resultado é uma tragédia!”, afirmou ele. “E confirma exatamente o diagnóstico que fizemos, desde o início da nossa gestão, de que, apesar de nós termos multiplicado por três o orçamento do Ministério da Educação, em termos reais, o desempenho ficou estagnado ou até retrocedeu, como é o caso específico de matemática.” O ministro apontou quatro pontos que precisam ser priorizados para reverter esse quadro no país: alfabetização, formação de professor, Base Nacional Comum Curricular e reforma do ensino médio.

Os números foram apresentados na manhã desta terça-feira, 6, no Seminário do Pisa 2015, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Fonte MEC - Veja mais sobre: 
Resultado do Pisa de 2015 é tragédia para o futuro dos jovens brasileiros, afirma ministro

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético, tenha bom senso, não publique spam.

emo-but-icon

TRANSMISSÃO FESTIVAL SOLIDÁRIO TV PANELAS - MOVIMENTO CULTURAL

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Inscrição para participação no 47º Festival Nacional de Jericos (Online)

Abertas as inscrições para participação de cantores, interpretes, jóqueis de jericos, bem como no Concurso de Jericos Fantasiados. O Movimen... continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES