DIA DA LEITURA: fundamental para o desenvolvimento das crianças

No Brasil, é celebrado em 12 de outubro o Dia Nacional da Leitura, instituído pela Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que instituiu, também, a Semana Nacional da Leitura e da Literatura.

Crianças e Leitura em biblioteca.

A leitura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Principalmente para o desenvolvimento das crianças. É como se a leitura expandisse o cérebro.

De acordo com a professora e escritora Lucília do Carmo Garcez, doutora em linguística aplicada, a leitura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. “É como se fosse uma expansão do cérebro”, diz. Ela faz uma comparação com o aprendizado audiovisual, no qual a pessoa age de forma mais passiva.

Escritora de livros infantis há mais de 20 anos, Lucília destaca a necessidade de uma alfabetização sólida para transformar uma pessoa em leitor. “É importante assegurar que as pessoas tenham uma alfabetização bem consolidada e, depois disso, é preciso que a sociedade valorize a leitura”, afirma.

Além do acesso aos livros, a escritora salienta a importância de as escolas contarem com bibliotecas e de as crianças frequentarem esses espaços. Outras atividades, como feiras de livros e debates com escritores, são citadas. “É preciso que as crianças vejam os leitores lendo e que sejam motivadas a procurar leituras com respostas às indagações interiores que elas têm”, destaca.

As crianças naturalmente estão em fase de aprendizado e constante formação. Hoje além do “Dia Nacional da Leitura”, também é comemorado no Brasil o Dia das Crianças. E um bom presente para os pequenos é um livro infantil e uma boa leitura.

Fonte das informações: MEC.gov.br

Mais publicações sugeridas para você

Nacional 14667100919998039

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Erro Histórico do Município?

Se um povo que “não conhece sua história está condenado a repeti-la”, Panelas já repetiu muito sua história... Confira o vídeo basead...
continuar

Como passar em Concurso Público

Banner de divulgação Metodo EARA

RECEBA ATUALIZAÇÕES