Século XXI: época em que os pais podem viver mais que os filhos

Publicado em 23/08/2016 | Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
O estilo de vida da grande maioria dos brasileiros e toda população mundial, resulta em algo catastrófico, a falta de atividade física e/ou alimentação inadequada faz com que o número de obesos cresça cada vez mais, e o que chama mais atenção é que grande parte dessa população obesa são crianças.

grande parte dessa população obesa são crianças

A obesidade infantil superou, em quantidade de portadores, a desnutrição nos últimos tempos, chegando a ser considerado uns dos maiores problemas de saúde pública do Brasil. Estima-se que a cada três crianças brasileiras, uma apresenta sobrepeso. E é nesse momento que algo deve ser enfatizado: crianças ditas “fofinhas” e/ou gordinhas não é sinônimo de saúde, como erroneamente muitas pessoas ainda acreditam.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), já faz referência a essa situação como algo que se deve ter bastante atenção, uma vez que, ameaça a saúde das crianças e consequentemente reduz a estimativa de vida das mesmas. Doenças como diabetes mellitus e Hipertensão arterial, que para a maioria das pessoas são doenças de pessoas adultas/idosas, enganam-se, crianças obesas também podem desencadear essas e muitas outras doenças devido as mudanças fisiológicas (funcionamento do corpo) advindas da obesidade.

CAUSAS DA OBESIDADE INFANTIL

O avanço da tecnologia, tablets, notebook, celular, TV e etc, estão cada vez mais no alcance das crianças, com isso, a vida saudável de antigamente de jogar bola, brincar, correr, entre outras atividades, estão sendo cada vez mais substituídas pelo conforto e comodidade dos joguinhos que o mundo hoje oferece, e interligado a isso, há também uma mudança no comportamento do que diz respeito a alimentação, as comidas caseiras, as frutas, legumes e demais alimentos saudáveis, também estão sendo substituídos por comida industrializada e hipercalóricas, devido a praticidade do seu preparo. Com isso, a junção do sedentarismo e a alimentação inadequada, culminam como o principal responsável pelo o excesso de peso e/ou a obesidade.

Confiram as principais complicações, conforme publicação no site Boa saúde, a curto e longo prazo:

Curto prazo
Longo prazo
Asma e Apneia do sono (episódios de interrupção/falta de ar durante a noite);
Diabetes mellitus.

Problemas ortopédicos (nos ossos);
Hipertensão arterial
Disfunção do fígado devido ao acúmulo de gordura;
Tromboses

Inflamação e formação de pedras na vesícula;
Derrame
Acne;
Doença coronariana
Assaduras e dermatites;
Angina e infarto.
Enxaqueca;
Gota
Depressão;
Osteoartrite
Aumento dos níveis de colesterol no sangue.
Artroses

Depressão e ansiedade crônicas.
Diminuição da expectativa de vida.

COMO TRATAR A OBESIDADE INFANTIL?

Basicamente resume-se em reeducação alimentar e prática de atividade física, e para isso, a participação e apoio dos pais e de toda a família faz toda a diferença, além do acompanhamento de um Psicólogo, visto que nem toda criança sabe lidar com seu sobrepeso e muitas vezes entra em estado de depressão.

COMO PREVENIR?

A prevenção, assim como no tratamento, requer praticamente as mesmas condutas: alimentação balanceada e prática de exercício físico.

CURIOSIDADE - Quer saber se o seu filho está com o peso normal? Faça o seguinte cálculo e em seguida compare o resultado na tabela:

Cálculo:
IMC = peso/altura²

Lembrando que os resultados têm interpretações diferentes, para meninos são alguns valores e para as meninas são outros, conforme você pode perceber na tabela. 

Fonte da Tabela - Saudemedicina.com
Cuide da saúde das suas crianças, é algo que para a idade que eles têm, não há como ser administrada por eles mesmo, mas que o modo de como vivem essa fase, fará diferença em todo o resto de suas vidas.

Janily AlvesColuna Saúde // por Janily Alves

Enfermeira graduada no
Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP).

Veja mais publicações sugeridas para você

Saúde 4885349031257281217

#PesquisadeOpinião

#PesquisadeOpinião
Qual sua opinião sobre o Panelaspernambuco.com?

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

A Bandeira e mais uma edição do Festival Nacional de Jericos em Panelas-PE

O Festival Nacional de Jericos é um dos eventos mais tradicionais da região. E a Bandeira já está hasteada no primeiro trevo de acesso a ci...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

O que você acha do Panelaspernambuco.com