MAIS CARA: Reajuste de 11,5% na conta de luz da sua casa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu novo reajuste para a conta de luz. Os consumidores residenciais terão um aumento de 11,50%, incluindo os de baixa renda.

Reajuste deixa a conta de luz mais cara

O reajuste foi definido na terça-feira (26/04) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Brasília e vai entrar em vigor na próxima sexta-feira (29/04). O consumidor pernambucano residencial vai pagar 11,5% a mais na conta de energia elétrica a partir da data cujo reajuste entra em vigor.

O aumento da conta de energia reflete vários fatores. O primeiro é a própria inflação, que está em alta. O segundo é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), usado para corrigir o contrato de concessão da Celpe, e que ficou em 11,56% nos últimos 12 meses. Os outros fatores são variáveis tão diversas como o custo da geração de energia, as despesas que ocorreram com as térmicas em 2013 e 2014 por causa da falta de água nos reservatórios das hidrelétricas e os encargos setoriais (uma espécie de taxa cobrada na conta de todos os brasileiros).

O aumento da energia traz impacto para toda a cadeia produtiva, aumentando os custos do comércio e da indústria e retroalimentando uma velha conhecida que corrói os salários e aprofunda a crise: a inflação. Resta ao consumidor economizar a energia elétrica o máximo possível para não ter uma surpresa desagradável na hora que a conta de luz chegar!

Fonte das informações: JC Online

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético, tenha bom senso, não publique spam.

emo-but-icon

BIOMETRIA ELEITORAL SITUAÇÃO EM PANELAS (PE)

Revisado:
17.108 eleitores

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Barragem cheia, por que não chega água nas casas das pessoas?

O município de Panelas tem um problema crônico com a falta de abastecimento d’água. A cidade de Panelas fica localizada no agreste de...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES