Municípios pernambucanos em crise financeira

Crise na receita dos municípios foi debatida em audiência pública na última segunda-feira (14/09), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A queda de receitas dos municípios, consequência direta da crise econômica vivida pelo país, foi o assunto.

Na pauta das discussões foram sobre a queda de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o aumento de responsabilidades das prefeituras sem a devida contrapartida federal.

"130 dos 184 municípios de Pernambuco estão em caos financeiro"
Dilma anunciou recentemente um pacote de cortes de despesas e arrocho de impostos. Diante dessa realidade, as prefeituras estão sem capacidade de pagar fornecedores e folha de pagamento e de executar obras. 130 dos 184 municípios de Pernambuco estão em “caos financeiro” em decorrência da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do acúmulo de responsabilidades sem a devida a contrapartida do governo federal.

O secretário-executivo estadual de Planejamento e Gestão, Maurício Cruz, revelou a situação nesta segunda durante a audiência pública, debatendo na reunião da Assembleia Legislativa sobre o colapso na receita das cidades pernambucanas. Cruz representou o Governo do Estado no evento. De acordo com ele, a crise econômica enfrentada pelo País levou o Governo Federal a cortar, no primeiro semestre de 2015, 50% dos recursos das emendas parlamentares e 50% de repasses de convênios destinados a municípios.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, destacou que a grande maioria dos municípios depende do FPM e que a pressão da população está cada dia maior. A audiência atraiu 26 prefeitos, vereadores e secretários municipais, além de deputados estaduais.

Fonte: Jamildo

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético, tenha bom senso, não publique spam.

emo-but-icon

TRANSMISSÃO FESTIVAL SOLIDÁRIO TV PANELAS - MOVIMENTO CULTURAL

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Inscrição para participação no 47º Festival Nacional de Jericos (Online)

Abertas as inscrições para participação de cantores, interpretes, jóqueis de jericos, bem como no Concurso de Jericos Fantasiados. O Movimen... continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES