Roubo de celulares: bloqueio através do IMEI é a solução

Nos últimos meses têm aumentado os casos de roubo de celulares na região. Como medida de segurança é possível bloquear o aparelho celular deixando inutilizável em caso de roubo.

Aumento de roubo de Celulares

São milhões de aparelhos ativos no País. E com a popularização dos celulares, os chamados smartphones que permitem acesso a Internet e desfrutar de praticamente tudo que a rede oferece: aplicativos de mensagens, jogos e redes sociais. Como consequência ao aumento do uso dos dispositivos em quaisquer lugares: na rua, nas praças e calçadas, o usuário se tornou alvo fácil de assaltos visando o roubo desses aparelhos.

Você sabia que em caso de roubo, é possível bloquear o aparelho de celular?

Ver IMEI no Celular
O bloqueio é feito através do IMEI (International Mobile Equipment Identity ou traduzindo: Identificação Internacional de Equipamento Móvel), um número único, como se fosse um chassi de carro ou um código de série. O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, no espaço destinado à bateria ou digitando *#06# no celular (imagem 02). Quando um IMEI é bloqueado, as funções principais do smartphones que dependem da operadora como, ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis, deixando o aparelho completamente inútil para ser utilizado para esses fins.

Bloquear o IMEI é a única garantia que você tem de que o ladrão não vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que é sua. Para evitar transtornos, sempre mantenha o IMEI em um lugar seguro. Anote o número e guarde-o em casa, dessa forma se algo acontecer você tem o que precisa para solicitar o bloqueio.

Como bloquear o celular usando o IMEI

Fazer Boletim de Ocorrência pela Internet
http://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/
1° Faça um Boletim de Ocorrência
  • Se o aparelho foi furtado ou você o perdeu, a primeira coisa sempre a se fazer é ir até uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrência (BO) – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em Pernambuco é possível solicitá-lo pela internet através do endereço eletrônico de serviços da SDS (Secretaria de Defesa Social), no site (imagem 03) você poderá registrar ocorrências relacionadas à: Furto ou Roubo, entre outros.

2° Converse com a operadora
  • Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou e-mail e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.

Quando você perder ou tiver o celular roubado, sempre faça um Boletim de Ocorrência. E no caso de roubo, bloquei o dispositivo, pois quanto mais pessoas bloquearem um aparelho roubado, menos visados serão os telefones celulares.

Mais publicações sugeridas para você

Tecnologia 5823824657534485160

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Panelas Pernambuco e o Devaneio do Concurso Público

20 anos sem concurso público para a prefeitura de Panelas-PE e quando tem… O Concurso Público para provimento de cargos efetivos da pr...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES