Campanha de vacinação contra a gripe

Publicado em 27/04/2015 | Por Guilherme Amarino (Editor)
A+ A-
Começa nesta segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em todo o estado de Pernambuco. A campanha segue até o próximo dia 22 de maio.

Em todo o estado de Pernambuco, começa nesta segunda-feira (27/04) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Podem receber a imunização crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, idosos, profissionais da área de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais de saúde, como diábeticos e obesos.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, durante o período da campanha, todos os postos de vacinação do estado estarão abertos. "Nós temos em torno de 2.400 salas de vacinação, e para os locais que não têm sala de vacinação vão se deslocar equipes volantes", pontua. São mais de 10 mil pontos de vacinação em Pernambuco.

A proteção da vacina é de aproximadamente um ano, por isso as campanhas são realizadas anualmente. "A vacina não causa gripe. Na verdade, o que existe são vários tipos de vírus, e a vacina protege contra os três que mais circulam", aponta Melo. A imunização protege contra dois vírus da gripe comum e um da gripe H1N1.

A coordenadora destaca ainda que a vacina protege contra as complicaçõs que podem decorrer de gripes, principalmente na chegada do inverno. "As crianças, nesse período, podem se contaminar e adoecer e isso se complicar", explica Ana Catarina. Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já quem estiver com febre moderada ou grave deve esperar a melhora do quadro para poder ser vacinado.

Em Panelas-PE, a vacina deve está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família, os PSF, portanto procure o posto responsável pelo setor a qual pertence sua rua, de segunda a sexta-feira, o horário mais indicado é no turno da manhã.

Fonte das informações: G1/Pernambuco

Veja mais publicações sugeridas para você

Notícia 4381203584385555436

#PesquisadeOpinião

#PesquisadeOpinião
Qual sua opinião sobre o Panelaspernambuco.com?

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

A Bandeira e mais uma edição do Festival Nacional de Jericos em Panelas-PE

O Festival Nacional de Jericos é um dos eventos mais tradicionais da região. E a Bandeira já está hasteada no primeiro trevo de acesso a ci...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política