Comunidade Quilombola do Sambaquim

O nome da Comunidade deriva de Sambaqui, de origem indígena, era e é aplicado a depósitos antiquíssimos, constituídos de montões de conchas,...

O nome da Comunidade deriva de Sambaqui, de origem indígena, era e é aplicado a depósitos antiquíssimos, constituídos de montões de conchas, restos de cozinha e de esqueletos acumulados por povos ameríndios que habitaram no litoral americano em período pré-histórico. Isto tem a ver com uma das origens do nome: Panelas: as enormes panelas de barro, encontradas na região, que guardavam pertences ou corpos indígenas.
A comunidade ficam localizada a, aproximadamente, 8 km de subida da sede do município de Panelas, a 180 Km do Recife. Os diversos sítios estão quase todos situados em área de difícil acesso, no alto de uma serra, com subidas íngremes.
Por Panelas, existem duas estradas que levam às comunidades: a primeira via com entrada pelo povoado do Pau Ferro e subindo a ladeira da Caninana, passando pelo Sítio do Araquã e chegando ao Riachão do Sambaquim. O segundo caminho segue pelo Distrito de São José do Bola, passando pelos Sítios de Japanranduba de Baixo, Japaranduba de Cima, Lageiro Dantas, Goiabeiras, Araquã, chegando ao Riachão do Sambaquim. A via de acesso pela cidade de Cupira, passa pelo Sítio Novo e se chega ao Sambaqui.
O quilombo e administrado pelo governo municipal. Possui uma Associação de Moradores, localizada no Sambaquim.
A Comunidade já foi o enrendo de um Documentário “Até Onde a Vista Alcança” premiado em vários Festivais de Cinema no Brasil e na Europa.

   Documentário “Até Onde a Vista Alcança” 

Mais publicações sugeridas para você

Fotos e Imagens 3143649471798279517

BIOMETRIA ELEITORAL SITUAÇÃO EM PANELAS (PE)

Em revisão: 21.516 eleitores
68,26% com biometria: 14.714 eleitores

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação completa da Maratona de Cruzes 2019

Prefeitura divulgou a programação completa da Maratona de Cruzes 2019. Confira a seguir as atrações da 36ª MARATONA DA VILA DE CRUZES, ...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES