Inês Costa de Andrade “Dona Inês”

A Educadora Inês Costa de Andrade, “Dona Inês” como era conhecida, foi referência em educação na cidade de Panelas, responsável pela alfabetização de inúmeros panelenses.

Nascida em 21 de Março de 1918, Inês Costa de Andrade, filha de José Raimundo da Costa e Maria Barbosa de Souza (ambos agricultores). Desde cedo mostrava um interesse enorme pela educação, aos 7 anos pediu aos pais que a matriculasse numa escola, aprendendo assim a ler e a escrever, numa época de dificuldades e de pouco acesso a educação, Inês foi a única das filhas que teve a oportunidade de estudar.

Dona Inês foi professora da rede municipal e estadual e fundou a Escola Santa Inês, hoje administrada pela família. Há mais de 70 anos era casada com Antônio de Andrade Neto (bisneto de João Timóteo de Andrade, líder da Revolta dos cabanos em Panelas-PE), assim como tantos outros panelenses tem sua história ligada a história do município "terra dos cabanos".

“Dona Inês”

Falecida em 03/12/2014 aos 96 anos, Panelas perdeu mais uma personalidade que ajudou a construir a história dessa cidade, Inês Costa de Andrade, Dona Inês.

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético, tenha bom senso, não publique spam.

emo-but-icon

BIOMETRIA ELEITORAL SITUAÇÃO EM PANELAS (PE)

Revisado:
17.108 eleitores

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Barragem cheia, por que não chega água nas casas das pessoas?

O município de Panelas tem um problema crônico com a falta de abastecimento d’água. A cidade de Panelas fica localizada no agreste de...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES