Cultura de Acesso à Informação em Panelas-PE

Publicado em 19/12/2014 | Por Guilherme Amarino (Editor)
A+ A-
Funcionários da Prefeitura de Panelas-PE participam de Formação sobre a Lei de Acesso à Informação. Curso cujo o tema era "Rumo a uma Cultura de Acesso à Informação".

Panelas-PE "Rumo a uma Cultura de Acesso à Informação", será?

A Prefeitura de Panelas através da Secretaria de Administração e Assuntos Jurídicos em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) promoveu na Câmara dos Vereadores de Panelas, o curso: "Rumo a uma Cultura de Acesso à Informação: A Lei 12.527/2011". A ação teve como principal objetivo, capacitar os Servidores sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), que garante a todos o direito constitucional de acessar informações públicas dos órgãos e entidades: federais, estaduais, distritais e municipais dos três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Mais de 30 funcionários participaram da formação que foi ministrada pelo representante da CGU, Abelardo Jorge.

A Lei nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

A Lei vale para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos.

Todas as informações produzidas ou sob guarda do poder público são públicas e, portanto, acessíveis a todos os cidadãos, ressalvadas as informações pessoais e as hipóteses de sigilo legalmente estabelecidas.


Caso o seu direito de acesso à informação não esteja sendo respeitado, você pode encaminhar denúncias aos responsáveis por sua garantia. No estadual ou municipal os órgãos competentes para as denúncias são o Ministério Público Estadual e o Poder Legislativo local, em caso de descumprimento da LAI.

Mais publicações sugeridas para você

Transparencia 5916118350226195817

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Erro Histórico do Município?

Se um povo que “não conhece sua história está condenado a repeti-la”, Panelas já repetiu muito sua história... Confira o vídeo basead...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES