Quando a Prefeitura de Panelas realizará concurso público?

Publicado em 09/08/2013 | Por Guilherme Amarino (Editor)
A+ A-
Último Concurso Público em Panelas (PE) foi na década de 90, desde então não houve uma seleção do tipo para suprir as necessidades da administração publica municipal, cujo a contratação temporária tem prevalecido em detrimento da realização de concurso.

Porque a Prefeitura de Panelas não realiza concurso publico? Essa é uma pergunta que a população vem se fazendo ha algum tempo, mas todos sabem a resposta?

Panelas vem sendo multada por não cumprir lei do concurso público na Constituição Federal: O constituinte determinou, no art. 37, II, a exigência de prévia aprovação em concurso de provas ou de provas e títulos como requisitos para o ingresso nos quadros da Administração Pública...somente através do sistema de mérito (concurso público) é possível selecionar os prestadores de serviço mais aptos ao exercício da função pretendida. E isso é coisa que a Prefeitura Municipal de Panelas não faz desde 1998. 

Em entrevista para o Jornal impresso local A Voz dos Cabanos (edição 8 publicada em julho deste ano), o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Panelas (SISMUP) José Udemir respondeu a seguinte pergunta:

Jornal - Porque o Município de Panelas não realiza concurso publico?

Presidente do Sindicato: A diretoria do SISMUP esteve no gabinete do prefeito Sérgio Miranda por varias vezes e foi indagada esta mesma pergunta. Obtivemos como resposta: “Os contratados não tem condições intelectuais de concorrerem e serem aprovados em concurso público realizado por essa municipalidade”. Citou como exemplo o concurso feito na cidade de Cupira, que 80% das pessoas que foram aprovados não eram do município da referida cidade, e, que o Sr. Sandoval prefeito de Cupira teria se arrependido por ter realizado o concurso.

Diante dos fatos e comentários da atual gestão, enquanto a mesma for atuante no município, provavelmente não será realizado uma seleção pública, e os argumentos para não realizar são que o atual quadro de funcionários da Prefeitura não tem capacidade de serem aprovados em prova de concurso, será?

No entanto, alguns panelenses passaram em concursos públicos realizados em cidades vizinhas e região como Cupira, Quipapá, Caruaru e provavelmente passarão no concurso de Lagoa dos Gatos, tem ainda pessoas do município que passaram em Concursos do Banco do Brasil, Polícia Militar, Detran, Correios, Compesa, IBGE, Secretaria de Educação Estadual, entre outros. MAS, "Os contratados não tem condições intelectuais de concorrerem e serem aprovados em concurso público realizado por essa municipalidade" diz o prefeito Sérgio Miranda.

Veja mais sobre:

Há uma enquete no blog perguntando "VOCÊ GOSTARIA QUE A PREFEITURA DE PANELAS (PE) REALIZASSE CONCURSO PÚBLICO?" vote, ou deixa sua opinião nos comentários sobre o assunto. (encerrada!)

Mais publicações sugeridas para você

Opinião 1188614226849669860

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Panelas Pernambuco e o Devaneio do Concurso Público

20 anos sem concurso público para a prefeitura de Panelas-PE e quando tem… O Concurso Público para provimento de cargos efetivos da pr...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES