O Ministério Público Federal denunciou o prefeito do município de Panelas

A notícia que está repercutindo - O MPF denuncia prefeito de Panelas, Sérgio Miranda, por burlar licitação. A acusação é por crime de respon...

- Publicado em 24/10/2012
A+ A-
A notícia que está repercutindo - O MPF denuncia prefeito de Panelas, Sérgio Miranda, por burlar licitação. A acusação é por crime de responsabilidade. Se condenado, poderá receber pena de detenção - três meses a três anos, além de tornar-se inabilitado, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública.

MPF denuncia prefeito de Panelas por burlar licitação
(Data de publicação: 24/10/2012)

Segundo investigação, Sérgio Barreto de Miranda fracionou despesas para evitar licitação exigida por lei.

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, denunciou o prefeito de Panelas, Sérgio Barreto de Miranda (PTB), por crime de responsabilidade. Ele é acusado de irregularidades nas compras de frangos, carne moída e ovos, em 2004, com recursos repassados ao município pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Em vez de efetuar uma única compra, por meio de processo licitatório, o prefeito fracionou as aquisições em lotes menores, o que levantou suspeitas, já que despesas inferiores a oito mil reais podem ser feitas por dispensa de licitação. Para o MPF, Sérgio Miranda cometeu o crime previsto no artigo 1º, inciso XI, do Decreto-lei nº 201/67 (“adquirir bens, ou realizar serviços e obras, sem concorrência ou coleta de preços, nos casos exigidos em lei”).

Foro privilegiado

A denúncia do MPF foi oferecida ao Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), e não à primeira instância da Justiça Federal, porque prefeitos têm foro privilegiado em processos criminais. Caso a denúncia for recebida pelo Tribunal, Sérgio Miranda passará a ser réu em ação penal. Se condenado, poderá receber pena de detenção - três meses a três anos, além de tornar-se inabilitado, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação.

N.º do processo no TRF-5: 2008.83.02.001151-8 (INQ 2297 PE)
http://www.trf5.jus.br/processo/2008.83.02.001151-8

Íntegra da manifestação da PRR-5:
http://www2.prr5.mpf.gov.br/manifestacoes/DEN/INQ/2012/0058.doc

As informações foram publicadas no site da Folhape e no Blog, no site da Rádio Liberdade, e em outros. Basta uma pesquisa rápida no Google. Essas são as fontes da informação.

Mais publicações sugeridas para você

Política 8540473221373056138

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Resultado Final do Concurso Público para cargos efetivos da Prefeitura de Panelas

A organizadora do Concurso Público para provimento de cargos efetivos para a Prefeitura do Município de Panelas, divulgou o resultado final...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES