Analfabetismo funcional em Pernambuco

De acordo com o Ministério da Educação, toda criança com idade entre seis e sete anos deve ser alfabetizada e frequentar regularmente a esc...

Publicado em 14/04/2012 | Por Guilherme Amarino (Editor)
A+ A-
De acordo com o Ministério da Educação, toda criança com idade entre seis e sete anos deve ser alfabetizada e frequentar regularmente a escola. Mas essa é uma realidade que não se aplica a toda população do país.

Segundo pesquisa feita pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), em 2009, quase um em cada quatro brasileiros sai do ensino fundamental sem saber ler e escrever bem, são os chamados "analfabetos funcionais". Eles frequentam ou frequentaram escolas, mas não conseguem “interpretar o que lêm e usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas”.

Só no Estado de Pernambuco existem 1,1 milhões de analfabetos, ou seja, 17% da população pernambucana não sabe ler e escrever ou tem certa dificuldade para isto. De acordo com a Secretaria de Educação do estado, Pernambuco vem registrando uma queda no índice de analfabetos. Atualmente o estado ocupa o 10° lugar no ranking brasileiro, ficando atrás apenas de Alagoas, Piauí, Paraíba, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. Com dados da pesquisa de 2010 feita pelo Ipea, a região Nordeste ainda lidera com 15% do número de analfabetos do Brasil.

Os números são alarmantes e o incentivo a investimentos para melhorar a educação no Brasil é a única solução aparente. Falta uma orientação mais específica para os professores que vão ministrar aulas para jovens e adultos em programas como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ministério da Educação, explica Walnea Lima, coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire).

Fonte: leiaja.me/Q3Sm4k

Mais publicações sugeridas para você

Educação 1405325258603350655

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Erro Histórico do Município?

Se um povo que “não conhece sua história está condenado a repeti-la”, Panelas já repetiu muito sua história... Confira o vídeo basead...
continuar

Como passar em Concurso Público

Banner de divulgação Metodo EARA

RECEBA ATUALIZAÇÕES