Os mais novos patrimônios vivos de Pernambuco

Patrimônios vivos de Pernambuco Pernambuco já possui a relação dos mais novos componentes a ingressar na lista de Patrimônio Vivo de ...

Publicado em 29/12/2011 | Por Guilherme Amarino (Editor)
A+ A-
Patrimônios vivos de Pernambuco

Pernambuco já possui a relação dos mais novos componentes a ingressar na lista de Patrimônio Vivo de Pernambuco. São eles , Maria Amélia, ceramista de Tracunhaém, Mestre Galo Presto, coquista de Olinda e o Maracatu Estrela de Ouro, de Aliança. A escolha se deu após a leitura e avaliação de ampla documentação dos mais de 100 processos de candidatos habilitados a participar da edição 2011 do concurso público, da capital e do interior. Todos eles foram indicados por entidades culturais, prefeituras e secretarias municipais de cultura, depois de comprovados pelo menos 20 anos de atuação no fomento à cultura popular e tradicional.

A Lei 12.196, de 02 de maio de 2002, que instituiu o Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, tem como objetivo reconhecer, em vida, o trabalho dos mestres e grupos culturais da terra, na construção de um patrimônio cultural. Ela permite também a preservação e valorização das manifestações populares e tradicionais, garantindo as condições para que sejam repassadas às novas gerações de aprendizes. Para isso, o Governo do Estado paga uma bolsa vitalícia no valor mensal de R$ 907,77 (pessoa física) e R$ 1.815,53 (grupos culturais) como forma de incentivo à realização e perpetuação de suas atividades.

Com os 3 eleitos de 2011 para receber o título, sobe para 27 o número de Patrimônios Vivos de Pernambuco em atuação no Estado.

Por Amannda Oliveira do Blog Falando Francamente

Mais publicações sugeridas para você

Cultura 184614685167715904

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

“Vamos mudar. Você tem esse poder”, mensagem do Ex-Prefeito Fred sobre a política

Vivemos um quadro político bastante conturbado em todos os níveis. As mensagens dos candidatos tentam confundir o raciocínio dos eleitores....
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES