COMITÊ ESTADUAL QUE LUTA PELA ABERTURA DE DOCUMENTOS SECRETOS DA DITADURA MILITAR

Comitê que luta pela abertura de documentos ultrassecretos da ditadura será instalado no Recife.   Será instalado nessa terça-...

- Publicado em 22/08/2011 - Por Guilherme Amarino (Editor)
A+ A-
Comitê que luta pela abertura de documentos ultrassecretos da ditadura será instalado no Recife. 

Será instalado nessa terça-feira (23/08) o Comitê Estadual "Memória, Verdade e Justiça", movimento criado em todo o Brasil que tem como objetivo relevar casos de violação aos direitos humanos durante o período da ditadura.

Formado por entidades civis, o grupo pressiona o Congresso Nacional para aprovação do Projeto de Lei para abertura dos documentos ultrassecretos do período e instalação da "Comissão da Verdade". Em Pernambuco, o comitê é representado pelo Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDHEC), Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB/PE), Associação Pernambucana de Anistiados Políticos (Apap), Ligas Camponesas e Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A abertura está prevista para ocorrer às 9h, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Boa Vista. Representantes das entidades pernambucanas farão a leitura do manifesto, sendo sucedido pela exibição do documentário "Os 30 anos da Anistia". Dentro da programação, está previsto a palestra do coordenador do Departamento de Memórias de São Paulo, o jornalista Ivan Seixas, além de outras atividades.

"O comitê tem a finalidade de resgatar toda a memória e verdade histórica. Ao mesmo tempo, quer que a comissão seja criada a nível nacional seja aprovada e investigue e resgate uma parte que a anistia não resolveu. A anistia não conseguiu esclarecer a questão das torturas, assassinatos e a localização dos restos mortais das pessoas desaparecidas e a identificação desses fatos, perante a história.

Fonte: Blog da Folha 
www.blogdafolha.com.br

TRANSMISSÃO FESTIVAL SOLIDÁRIO TV PANELAS - MOVIMENTO CULTURAL

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Inscrição para participação no 47º Festival Nacional de Jericos (Online)

Abertas as inscrições para participação de cantores, interpretes, jóqueis de jericos, bem como no Concurso de Jericos Fantasiados. O Movimen... continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES