CHUVAS VOLTAM A GASTIGAR O INTERIOR DE PERNAMBUCO
Nos dois primeiros dias de maio choveu 108 mm, 34% do esperado para o mês inteiro, que é de 320 mm. É o que aponta o Laboratório de Meteorol...


A coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda , explica que o primeiro motivo para tanta chuva é a temperatura do oceano, que está próxima dos 30 graus. Isso faz com que a água evapore e forme nuvens em poucas horas, são as chamadas “cumulus nimbus”, que favorecem as pancadas de chuva com relâmpagos e trovões. O outro motivo é um fenômeno no Oceano Índico chamado oscilação de 30-60 dias.
“A atmosfera influencia as massas de ar, é como se fosse uma onda, há uma propagação dessa onda, ela movimenta as massas de ar através da diferença de pressão, dos campos de pressão. Quando a atmosfera se adapta, é a situação do clima de um mês para outro”, explica.
A tarde da última segunda-feira (02), não foi das mais bonitas. Céu nublado e uma chuva constante, que começou ainda no fim de semana. Foi grande o sofrimento para muita gente.
As famílias atingidas estão sendo levadas para abrigos. Ainda não é possível contabilizar o número de desabrigados. Em Catende, cidade próxima de Palmares, 1.200 pessoas estariam desabrigadas de acordo com a Defesa Civil.
A previsão do tempo para esta terça-feira (3) é de mais chuvas em todo o Estado. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo ficará nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. No Recife, a temperatura mínima deve ser de 22°C e a máxima de 28°C.
FONTE: pe360graus / noticias.r7.com