O NOME PANELAS EM ANÁLISE

O Nome do município analisado pelo leitor do Panelaspernambuco.com José Alexandre Saraiva. Uma curiosidade com relação a história e nomeação desta terra de grandes serras e ilustres pessoas, um lugar chamado Panelas.

O Nome Panelas

Para alguns pesquisadores, a palavra que dá nome à cidade natal de Gregório Bezerra, Rafael de Barros, Oliveira de Panelas e minha também, originou-se da tradição dos antigos habitantes, especialmente os índios, na manufatura de panelas de barro. Outros atribuem a denominação à geografia urbana, comprimida entre os sopés de suas serras. Fico com a primeira versão. Ora, a palavra está registrada no plural (“Panelas”), a indicar a existência de uma cultura de artefatos de barro produzidos pelos antepassados.

A localização da cidade, vista do topo de uma das três proeminentes serras, pode, quando muito, lembrar uma panela, mas uma só. No singular! Por outro lado, soa desproposital comparar o conjunto geográfico de suas terras a trempes de panelas – a menos que se admita um gigantesco triple de serras para assentar panelas colossais, com vários quilômetros de diâmetro, vindas de outros planetas!

Mesmo assim, e apenas como reforço de argumento final, o nome não poderia ser Panelas. Na melhor das hipóteses, seria Trempe, ou, com mais esforço ainda, “Trempes”.

José Alexandre Saraiva

Por José Alexandre Saraiva

Advogado, jornalista, músico e escritor brasileiro membro do Centro de Letras do Paraná. Natural de Panelas-PE.

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético, tenha bom senso, não publique spam.

emo-but-icon

BIOMETRIA ELEITORAL SITUAÇÃO EM PANELAS (PE)

Revisado:
17.108 eleitores

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Barragem cheia, por que não chega água nas casas das pessoas?

O município de Panelas tem um problema crônico com a falta de abastecimento d’água. A cidade de Panelas fica localizada no agreste de...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES