IMPRENSA LIVRE PARA PUBLICAR O QUE QUISER

Publicado em 27/09/2010 | Por Guilherme Amarino (Editor)
A+ A-
Foi divulgado nesta segunda-feira (27/09): Presidente do TSE diz que imprensa deve ser livre para 'publicar o que bem entender'



Da Folha.com

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, disse hoje que a imprensa brasileira é "absolutamente livre para publicar o que bem entender e informar a população". A declaração, feita em Salvador durante coletiva de imprensa, faz referência à censura imposta pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Tocantins a notícias que relacionem o governador Carlos Gaguim (PMDB), candidato à reeleição, a um suposto esquema de corrupção. Ele afirmou, no entanto, que não tinha "notícias precisas a respeito desse veto".

Sobre a Lei da Ficha Limpa, Lewandowski, também ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a lei está em vigor, já que ela não foi declarada inconstitucional pelo tribunal. "A jurisprudência do TSE hoje, amplamente majoritária, é a de que a lei vale para esta eleição e se aplica a fatos pretéritos", afirmou. Questionado sobre o empate em 5 a 5 no STF a respeito da validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano, Lewandowski disse que o impasse deve ser resolvido após a indicação de um 11º ministro para o tribunal.

Para o ministro, a nova exigência de dois documentos (título de eleitor e outro oficial com foto) para o dia da votação é um "complicador nestas eleições", mas "lei é lei e deve ser cumprida". Sobre a ação direta de inconstitucionalidade ingressada pelo diretório nacional do PT no STF contra a exigência, o ministro falou que "é possível que a matéria seja apreciada nessa semana", mas depende da ministra do STF Ellen Gracie, responsável pelo caso. "Ainda assim, nós fizemos uma ampla campanha institucional esclarecendo os eleitores [sobre a exigência de dois documentos], e me parece que eles estão bem cientes dessa nova obrigação", disse.
Fonte: www.blogdafolha.com.br

Mais publicações sugeridas para você

Notícia 5942603019180474663

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Erro Histórico do Município?

Se um povo que “não conhece sua história está condenado a repeti-la”, Panelas já repetiu muito sua história... Confira o vídeo basead...
continuar

Como passar em Concurso Público

Banner de divulgação Metodo EARA

RECEBA ATUALIZAÇÕES