Oliveira Francisco de Melo ou "Oliveira de Panelas"

Publicado em 07/04/2010 | Por Guilherme Amarino (Editor)
A+ A-

Oliveira de Panelas é Poeta, Repentista, Escritor e Cantador. Uma das personalidades vivas do nosso município. 

Oliveira Francisco de Melo nasceu no Sítio Contador município de Panelas Pernambuco

Aos 08 anos de idade, já fazia seus primeiros versos. Aos 12 anos cantou pela primeira vez. Seu pai Sr. Antônio Francisco de Melo Filho e sua mãe Maria Virtuoza dos Santos foram seus grandes incentivadores de todo seu trabalho.




OLIVEIRA DE PANELAS. Poeta, Repentista, Escritor e Cantador. Tornou-se profissional aos 14 anos, viajando por todo o estado de Pernambuco, parte de Alagoas e Paraíba.


Em 1975, gravou seu primeiro disco na Coletânea de Repentistas, na série Brasil Caboclo, cantando em vinte e quatro gêneros do repente. Participou de 298 (duzentos e noventa e oito) Congressos de Cantoria do repente, sendo classificado em primeiro lugar em 185 deles. Já se apresentou em todo país, representando o Nordeste, foi jurado convidado pela Rede Globo, no Festival MPB-SHELL, tendo seu nome alinhado aos melhores músicos brasileiros.

Presidiu por 8 anos, a Associação de Poetas Repentistas do Brasil, sediada em João Pessoa. Promoveu do primeiro ao décimo primeiro Encontro Nacional de Poetas Repentistas do Brasil. Ministra palestras e simpósios sobre o cordel e a história da cantoria e do repente, faz cantoria-espetáculo e apresentações didáticas para eventos, escolas e universidades, é mestre cerimonial animador.


Tem trabalho reconhecido internacionalmente pela imprensa da Portugal, Cuba, França e Estados Unidos, quando esteve se apresentando em 1996, 1997, 1998 e 2001, respectivamente.

E em 2005, ano do Brasil na França, a convite das autoridades organizadoras, apresentou-se por duas vezes, em outubro (Poitiers – Paris) e em novembro (Toulouse – Paris). Esteve no mesmo mês de Outubro em Quito no Equador, se apresentando a convite da Conferência Internacional: PELA QUESTÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO PARA A AMÉRICA LATINA

 Oliveira de Panelas, Roberto Carlos e outros Artistas.

Fonte: Elielma Santos

Mais publicações sugeridas para você

Personalidades 624227052018721575

#DiadoTrabalhador

#DiadoTrabalhador
Festival Nacional de Jericos em Panelas

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

A Bandeira e mais uma edição do Festival Nacional de Jericos em Panelas-PE

O Festival Nacional de Jericos é um dos eventos mais tradicionais da região. E a Bandeira já está hasteada no primeiro trevo de acesso a ci...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

O que você acha do Panelaspernambuco.com

Online