A Origem do Festival Nacional de Jericos de Panelas Pernambuco

O Festival Nacional de Jericos é um dos eventos mais tradicionais da região. Realizado há mais de 40 anos na cidade de Panelas-PE, movimenta a economia, expõe a cultura e atrai milhares de turistas para o município.

A Origem do Festival Nacional de Jericos de Panelas

Luélcito Cintra
O Festival foi criado em 1973, a ideia do Festival Nacional de Jericos partiu do diretor e professor Luélcito Cintra (foto), um pernambucano natural de Caruaru com a participação de estudantes e outros professores como Luís Manuel da Silva.


Com o objetivo de alertar as autoridades sobre o fato do jerico correr risco de extinção por causa da matança desordenada para a exportação de charqueado, resolveram promover um evento em homenagem ao jerico (animal sofrido e muito usado na época para o trabalho de transporte, aração entre outros). Assim, esse animal trabalhador foi escolhido para dar o nome ao “Festival Nacional de Jericos” de Panelas-PE e se tornar o personagem principal da festa.

Realizado entre os meses de abril e maio, a tradicional corrida de jericos acontece no Dia do Trabalhador (1º de Maio) cujo é o ponto alto e principal atração do Festival Nacional de Jericos.

1º Festival de Jericos, Luélcito Cintra e alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco
1º Festival de Jericos, Luélcito Cintra e alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco vestidos com trajes típicos.

Mais publicações sugeridas para você

Festival Nacional de Jericos 4017038812402549168

No facebook

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Panelas Pernambuco e o Devaneio do Concurso Público

20 anos sem concurso público para a prefeitura de Panelas-PE e quando tem… O Concurso Público para provimento de cargos efetivos da pr...
continuar

RECEBA ATUALIZAÇÕES