A Origem do Festival Nacional de Jericos de Panelas Pernambuco

https://www.panelaspernambuco.com/2010/01/origem-do-festival-nacional-de-jericos.html
O Festival Nacional de Jericos é um dos eventos mais tradicionais da região. Realizado há mais de 40 anos na cidade de Panelas-PE, movimenta a economia, expõe a cultura e atrai milhares de turistas para o município.

O Festival foi criado em 1973, a ideia do Festival Nacional de Jericos partiu do diretor e professor Luélcito Cintra (foto), um pernambucano natural de Caruaru com a participação de estudantes e outros professores como Luís Manuel da Silva.
Com o objetivo de alertar as autoridades sobre o fato do jerico correr risco de extinção por causa da matança desordenada para a exportação de charqueado, resolveram promover um evento em homenagem ao jerico (animal sofrido e muito usado na época para o trabalho de transporte, aração entre outros). Assim, esse animal trabalhador foi escolhido para dar o nome ao “Festival Nacional de Jericos” de Panelas-PE e se tornar o personagem principal da festa.
![]() |
1º Festival de Jericos, Luélcito Cintra e alunos da Escola
Municipal Joaquim Nabuco vestidos com trajes típicos.
|
É interessante esta informação sobre o Festival Nacional de Jericos aqui de Panelas. É uma pena que o idealizador faleceu, e não faz nem tanto tempo assim. Olha que curioso, ele não morava mais em Panelas e sim em São Luiz. Valeu LUÉLCITO!!!
ResponderExcluirlegal a historia tinha q fala tambem do grupo de violino de cruzes e panelas porque eu pasei o site todo e nao vi nada sobre eles eu to morando no rio de janeiro mas eu era de cruzes e ja participei desse grupo um abraço ae pro maestro bitonho espero voltar para cruzes e voltar a fazer parte desse grupo
ResponderExcluir