JOELMA CENSURA CIDADÃ

Nada é tão ruim que não possa piorar. Você que sempre se pergunta qual é a função de Joelma Duarte (PSB) já que sabemos que prefeita, ...

Publicado em 02/10/2017 | Por Pierre Logan (Colunista)
A+ A-

Nada é tão ruim que não possa piorar. Você que sempre se pergunta qual é a função de Joelma Duarte (PSB) já que sabemos que prefeita, de fato, ela não é. Talvez este artigo te dê uma ideia. No artigo da semana passada, o executivo panelense apodreceu, escrevi que o desgoverno municipal das Panelas lembrava muito a parte ruim dos governos ditatoriais. Para confirmar minha hipótese, a atual digestora de direito se manifestou nas redes sociais para reprimir uma simples brincadeira de uma cidadã, que constrangida com os comentários da prefeita, decidiu retirar a postagem e de fato o fez. Mas a pior parte é que as informações dadas pela prefeita estavam erradas e a cidadã que fez a postagem tinha acertado; pelo menos até o momento em que retirou a postagem. Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles, dizia Rui Barbosa.

A censura é uma das formas mais estúpidas de demonstrar fraqueza. É uma forma de restringir a liberdade do outro não porque a pessoa está necessariamente certa, mas porque quem censura está objetivamente errado. É covardia porque se evita o combate por medo da verdade. Quem impede que alguém exponha uma opinião é um covarde, pois o medo de enfrentar o debate impede qualquer chance de evolução. O medo do contraditório é uma constante crescente dos déspotas esclarecidos, já que estão conscientes de que seus argumentos não se sustentam. O executivo panelense não quer pessoas que pensem, se perguntem ou questionem. O executivo quer pessoas que simplesmente concordem sem discutir. Toda vez que políticos de Panelas dizem que querem o diálogo estão falando de monólogo em público.

Uma pessoa da cidade compartilhou um meme desses de internet que sugeria que a cidade está violenta; e de fato está tendo em vista que quase todos os dias alguém é assassinado em Panelas, salvo engano somente na semana em que publicaram a imagem duas pessoas foram assassinadas. Compartilhar memes é uma coisa que todos fazem ou porque é engraçado ou porque não é. Todos os dias vemos isso. O que não vemos todos os dias é uma prefeita eleita e tomar satisfação com uma cidadã que compartilha na sua página pessoal uma imagem que circula na internet. A pior parte é que até mesmo numa situação dessa a prefeita foi extremamente infeliz e mostrou seu desconhecimento ou sua capacidade de mentir descaradamente.

A prefeita disse que “aqui em nossa cidade estamos tranquilos em relação à cidades circunvizinhas”. Nem parece que essa senhora é prefeita de uma cidade que acordou com barulhos de tiros e teve o banco principal da cidade roubado por uma quadrilha fortemente armada. Nem prece que essa senhora é prefeita de uma cidade que crianças morreram baleadas. Nem parece que essa senhora é prefeita de uma cidade em que pessoas reclamam diariamente nas redes sociais de serem roubadas. Nem parece que essa senhora é prefeita de uma cidade em que um dos vereadores teve sua casa furtada, vice-prefeito sequestrado, quadrilhas presas, jovens mortos dentro de casa e prefeita censurando pessoas no Facebook (que feio, Jojô).

A pior parte foi quando a prefeita de direito disse: “Sem exagero (...) somos ainda a cidade mais calma da região”. O pior cego é o que finge que não está vendo. O pior imbecil também. De acordo com dados oficiais, quase todas as cidades pernambucanas tiveram aumento na criminalidade neste ano. Panelas está localizada na AIS-14, área onde foram registrados os piores índices de violência. Panelas é o 20° município mais violento em números de homicídio, mas tente fazer o cálculo de maneira correta e multiplicar o número de assassinatos pelo número de habitantes. O negócio piora quando você começar a pensar todos os tipos de crimes cometidos, inclusive aquele que viola o art.5°, IV da Constituição Federal: “é livre a manifestação do pensamento” ou o inciso IX do mesmo artigo. Mas se você quiser saber mesmo onde está o crime, leia o parágrafo 2° do art. 220 da Constituição Federal que diz: “É vedada toda  e qualquer censura  de natureza política, ideológica e artística”.
Sim, além de todas as outras formas de violência, ainda tivemos o desprazer de verificar a mais abjeta forma de violência num estado democrático de direito. Nada que já não soubéssemos, mas tão evidente e escancarado que somente mesmo numa cidade tomada pela ilegalidade, pela imoralidade, pela mais calhorda forma de fazer política. Por traz das cortinas de fachada dos posts do perfil da prefeitura no facebook se esconde a verdade real, aquela que é a verdadeira face dos que corrompem a política. Corruptos  e corruptores agem em conluio para manter silente uma população que sofre com tudo e agora é obrigada a sofrer em silêncio.










Coluna Política // Por Pierre Logan


Formando em Direito, Licenciando em filosofia, possui formação em Direito Eleitoral, Administrativo, Fundamentos do Direito Público, Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Compositor, gravou no final de 2015 o disco Crônicas de Um Mundo Moderno. Atualmente atua na área jurídica e também é colunista do Jornal SP em notícias. OAB-SP 218968E. 

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 7426459694570961404

Dica promocional

Dica promocional
Transforme sua TV em Smart

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Edição 2017 da Maratona de Cruzes

Confira o vídeo resumo da reportagem da 34ª Maratona de Cruzes, do principal dia do evento. Realizada a 34ª Maratona de Cruzes, o eve...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

Online agora