PANELAS ESTÁ EVOLUINDO


O primeiro passo para começar a evoluir não está em achar necessariamente uma verdade, está em perder objetivamente uma ilusão. Isso muitas vezes amedronta as pessoas porque é sabido que inevitavelmente surgirá dessa desilusão algum tipo de decepção, tendo em vista que se passou muito tempo tendo aquilo que era falso como verdade. É natural que toda pessoa inteligente aprenda com a experiência e na medida em que cresce como ser humano, entenda também que no fundo de cada decepção jaz um bem enorme para quem a sofreu. Na nossa cidade o “mito de Sérgio Miranda” se desfez quase que completamente no coração das pessoas que ainda acreditavam nele.

O primeiro passo para começar a evoluir não está em achar necessariamente uma verdade, está em perder objetivamente uma ilusão.
É notável para qualquer um que tenha dois neurônios que daquele “amor” que as pessoas sentiam pelo ex-prefeito restou, miseravelmente, apenas um certo resquício de medo e sensação de dependência. Ninguém o defende mais com veemência e mesmo quando é para ser defendido, o pobre politiqueiro tem que “dar ordens” para que seus escudeiros se ergam, ainda que a contragosto, para defende-lo. Andei pelas ruas de Panelas e falei as mesmas coisas que falo na internet, nas redes e neste site. Recebi abraços, congratulações, pedidos e transitei no meio de pessoas que se dizem de situação e pessoas que se dizem de oposição. Não ouvi uma voz sequer prolatar qualquer palavra em defesa desse espectro que ainda aparece nas fotos e vídeos oficiais da prefeitura, como um lembrete de atraso.

Alguns atribuem a mim a “queda de Sérgio”, todavia, não acredito que o prenúncio da desgraça dele tenha vindo deste cidadão, mas dele mesmo. O ex-prefeito de direito (atual de fato) não estava pronto para evolução da população, como nenhum politiqueiro estava. A internet é uma boa arma para combater a desinformação e, para quem sabe usa-la, sobretudo, uma legítima e respeitável “pílula anti-esquecimento”. Tudo o que se fala fica registrado, inclusive as besteiras. Como nosso ex-prefeito só fala besteira, aos poucos o povo foi percebendo que havia acreditado em uma grande e destrutível farsa. Para não ficar repetindo abstrações, como alguns “liderizinhos” de oposição, vamos aos fatos.

Na última entrevista que ele deu na Agreste FM (aquela mesma entrevista de 50 minutos que a atual prefeita falou durante 50 segundos e usou esse pouco tempo para agradecer a ele), foi dito que a crise é grande, que as reformas são necessárias e que todo bom administrador tem que apertar os gastos etc., não seria problema falar em crise, se alguns minutos antes ele não tivesse dito que no aniversário de 15 aninhos de sua filha, sua família viajou para Europa, visitou 12 países e mais de 40 localidades. Ora, há coerência dizer que o país está em crise e todos sofrem com isso, quando o mesmo indivíduo afirma que teve grana para levar a família para uma viajem intercontinental? Penso que não. O que dá para entender no que ele disse é que a crise afeta os pobres, o povo, a população que sustenta os que podem viajar. Eu não conheço a profissão desse cidadão aí, pois pelo que sei ele se gaba de ser Engenheiro, mas não se conhece outra coisa que tenha trabalhado durante esses mais de vinte anos que governa a politicagem municipal.

Pelo que analisei do que fala, cheguei à conclusão, opinião minha, que o cérebro dele trabalho binariamente (somente com 0 ou 1). Enfim, ele cometeu erros lógicos, é verdade, mas o erro que cometeu quando disse que trabalhava 2017 com o que havia arrecadado em 2016 e que havia recebido pouco, por isso não pagou o retroativo aos professores; para alguém que desgovernou por mais de vinte anos ou é mau-caratismo ou é burrice mesmo (como vivemos numa democracia, ele está livre para escolher qualquer um dos dois). Em primeiro lugar Panelas recebeu em 2015 R$ 56.516.194, 78 (cinquenta e seis milhões, quinhentos e dezesseis mil, cento e noventa e quatro reais e setenta e oito centavos), já em 2016 recebeu R$ 66.140.177,69 (sessenta e seis milhões, cento e quarenta mil, cento e setenta e sete reais e sessenta e nove centavos, portanto, cerca de 10 milhões acima do que recebeu em 2015. Não estou contando nenhuma novidade, os dados estão no site do TCE desde o paleolítico.

Eu poderia descrever outras centenas de erros proferidos pelo espectro que anda na frente da atual prefeita de direito, mas vou parar por aqui, pois não quero me estender demais e tenho pouco tempo para escrever este artigo, pois como não vivo do dinheiro público tenho que concluir coisas rapidamente e ser competente para termina-las na hora certa, não espero ano de eleições para inaugura-las. Acredito que o povo panelense e sua população anda evoluindo bastante, pois muitos mandam mensagens nas redes (inclusive funcionários da prefeitura) para manifestar (anonimamente) apoio as coisas que digo em meus escritos. O povo evolui na medida em que reflete, imita e adquire experiência. Volto ao trabalho porque acredito que ele tem alguma coisa a ver com minha sorte, pois quanto mais trabalho a sorte sorri para mim.

E para concluir lembro do que Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) avisou há muito tempo atrás: “Aqueles que quiserem tratar separadamente a política e a moral jamais entenderão nada de nenhuma das duas”.   

Coluna Política // Por Pierre Logan

Formando em Direito, Licenciando em filosofia, possui formação em Direito Eleitoral, Administrativo, Fundamentos do Direito Público, Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Compositor, gravou no final de 2015 o disco Crônicas de Um Mundo Moderno. Atualmente atua na área jurídica e também é colunista do Jornal SP em notícias. OAB-SP 218968E.

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 4831141950680211599

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora