PANELAS: A DEMOCRACIA DE UM LADO SÓ

O problema dos problemas atuais consiste no fato de que vivemos numa geração acomodada, fresca, preguiçosa e extremamente ignorante. Não ...

Publicado em 26/06/2017 | Por Pierre Logan (Colunista)
A+ A-
O problema dos problemas atuais consiste no fato de que vivemos numa geração acomodada, fresca, preguiçosa e extremamente ignorante. Não estou me colocando fora dela. Calma. Estou vivendo, e muito incomodado, dentro desta geração. Não consigo entender o “eu acredito” quando sabemos que somente a fé é quase que absolutamente estéril. Não estou inventando nada. É bíblico. Jesus sempre perguntava se o indivíduo tinha fé ou queria ser curado, assim que obtinha a resposta desejada ele dava duas ordens de ação: “levanta e anda”. O que significa que se o indivíduo não agisse o milagre não seria consumado. Com isso o Cristo passou o seguinte recado: o milagre também depende de nós, de nossas ações, de nossa força de vontade, de nossa coragem, de nosso desejo de lutar com esperança e confiança no Pai. Em outras palavras, “se o Senhor não edificar a cidade, em vão trabalhão os que a edificam, mas os que a edificam; trabalharão”. Se Panelas não estiver com Deus em vão trabalhão os que tentam erguê-la, mas quem tenta erguer a cidade tem que trabalhar. E você, tenta erguer sua vida com ou sem Deus? Está esperando ou já levantou e está tentando caminhar?

Não responda nenhuma pergunta feita no final do parágrafo anterior em voz alta, sejamos sinceros, a maioria das palavras que falamos ligados no “automático” não passam de desejos e sonhos impotentes de nossa vontade infantil. Basta analisar sozinho com sua consciência e confessar para você mesmo se está fazendo o que faz para o seu bem, por medo, covardia, desejo, vontade própria ou simplesmente porque alguém com “autoridade” manda você fazer. Ninguém além de você mesmo precisa conhecer sua resposta e, por óbvio, somente você pode resolver a questão ou não resolver a questão, mas seja como for, aceite as consequências e não se esconda atrás do véu da transferência de culpa para outras pessoas.

Você deve estar se perguntando se alguma coisa do que falei nos dois parágrafos anteriores tem a ver com política. Pois saiba que tem tudo a ver com política. Já repeti muitas vezes aqui que “corruptos não caem do céu, eles são eleitos”. Se são eleitos é porque saíram do meio do povo e passaram pelos mesmos medos, desejos, anseios, covardia, insegurança que todos nós passamos. Quando se entregam ao medo do futuro e as angústias ensejadas por ele e pela sensação de falta de capacidade para alcançar seus objetivos do jeito certo e tudo isso combinado com uma pequena dose de safadeza e falta de vergonha na cara, gera o corrupto. Mas lembremos, caro leitor, todos nós somos um representante em potencial. Dependendo do quão moralmente resistentes somos, teremos uma Cidade boa para se viver, um Estado bom para se viver em um País lindo de ser vivido. ‘Clichermente’ falando: a mudança começa por você, principalmente o que parece que não depende de um ‘começar por você’.

O grande problema é que, pelo que me parece, muitas pessoas buscam algo para se agarrar na política do município. Olham constantemente para os lados na tentativa de achar um líder que os guie para um futuro bom. O problema é que não existe isso. Os que consciente ou inconscientemente buscam esse tipo de coisa não estão caminhando para frente, mas sim, andando em círculos. A única liderança capaz de tirar a cidade do grande chafurdamento de merda em que o sergianismo a colocou é você. Sim, você é a única liderança que precisa para sair de qualquer buraco ou se livrar de qualquer problema que esteja na sua frente. Você precisa capitanear sua alma, guiar o seu espírito e não temer; não ter medo, não titubear ou perder a esperança nas partes de Deus que Deus colocou em você.

É fácil de constatar nos vidros ou para-choques veiculares frases que em si mesmas não têm nenhum significado como, por exemplo, “Deus é fiel”. Com o significado do que se está tentando afirmar eu concordo, mas isso não é frase que se escreva e se ostente sem ser vivida diariamente em todas as esquinas de nossa vida breve. Você deve demostrar que acredita com seu exemplo de vida, na forma que anda, que fala, que se comporta. De nada adiante dizer que tem fé no Pai e baixar a cabeça quando um político ou alguém que trabalha para ele te ameaça e você se treme todo e volta chorando para casa, agindo como se o mundo tivesse acabado. Isso é hipocrisia afrescalhada. Isso não é fé, nem em Deus e tão pouco em si mesmo.


Por que a democracia panelense tem um lado só? Porque somente os maus estão “levantando e andando”. Os bons estão esperando um milagre do céu quando Deus fez de cada um dos seus filhos pequenos o próprio milagre. Os bons estão apenas cuidando da sua vida, para eles isso é o suficiente e não prejudica ninguém. Os maus fazem o que querem e não ligam se prejudicam todos, eles querem apenas a vantagem passageira que esta vida ainda mais passageira oferece. Faz tempo que tento dizer isso, mas, infelizmente, meu vocabulário e minha capacidade de expressão limitada não me dão suporte para me fazer entender, pelo jeito; não obstante, tentarei mais uma vez: Não é uma questão de oposição contra situação ou político “A” contra político “B”. É uma questão de luta pela melhora da vida e das pessoas da cidade como um todo. É uma luta pela implantação da mínima condição de crescimento pessoal, profissional e espiritual da nossa população. É uma grandiosa luta pela defesa e engrandecimento nacional que começa em várias frentes e cada cidade tem que fazer sua parte e ser exemplo para outra. Por enquanto o único lado que vem vencendo não é o nosso! 



Coluna Política // Por Pierre Logan

Formando em Direito, Licenciando em filosofia, possui formação em Direito Eleitoral, Administrativo, Fundamentos do Direito Público, Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Compositor, gravou no final de 2015 o disco Crônicas de Um Mundo Moderno. Atualmente atua na área jurídica e também é colunista do Jornal SP em notícias. OAB-SP 218968E.

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 5356220907471039701

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Atendimento do Banco do Brasil em qualquer agência

O Banco do Brasil (BB) vai atender clientes em qualquer agência do País. E já começa a valer a partir do dia 2 de julho. O BB conse...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora