MODERADO: Índice de Convergência Contábil dos Municípios Pernambucanos

Publicado em 13/01/2017 | Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
Índice de Convergência Contábil dos Municípios Pernambucanos (ICCpe) é a nova ferramenta lançada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco para auxiliar o trabalho de fiscalização das prefeituras.

Mapa do resultado geral da avaliação da ICCPE das prefeituras dos municípios pernambucanos 2015

O Índice de Convergência Contábil dos Municípios Pernambucanos, o ICCpe, foi apresentado na terça-feira (10/01) aos Prefeitos e assessores dos municípios pernambucanos que participaram do seminário de novos gestores. O evento reuniu mais de 160 dos 184 prefeitos do Estado, além de assessores.

O ICCpe tem o intuito de atestar o nível de consistência das informações registradas nos demonstrativos contábeis e nas prestações de contas enviados pelas unidades gestoras ao TCE. "Esse estudo é uma importante contribuição do TCE para a melhoria da transparência nos órgãos públicos, pois permite a garantia da fidelidade dos dados orçamentários, financeiros e patrimoniais das transações das unidades gestoras e zela pela qualidade das informações disponibilizadas ao controle externo e à sociedade" afirmou João Eudes Bezerra Filho, auditor do TCE de contas públicas e palestrante no evento.

Após as apurações dos ICCpe, constatou-se que nenhum município pernambucano atendeu ao nível de convergência e consistência desejado ou aceitável às normas contábeis e que a maioria das Prefeituras se encontra no nível Moderado (77,17%). A elaboração do ICCpe tomou como base os demonstrativos contábeis das prestações de contas do ano de 2015 enviadas ao TCE.

Para cada prestação de contas foi calculado o ICCpe, que variou entre 0 e 194 pontos. De acordo com o valor obtido, os municípios foram classificados em 5 níveis de Convergência e Consistência Contábil, sendo eles DESEJADO, ACEITÁVEL, MODERADO, INSUFICIENTE e CRÍTICO.

Ranking dos 10 Municípios de Pernambuco com melhores índices ICCpe em 2016


Posição

Município

ICCPE 2016 (%)

Nível de transparência


Canhotinho

89,95

MODERADO


Cupira

89,19

MODERADO


São Joaquim do Monte

87,63

MODERADO


Altinho

86,86

MODERADO


Belo Jardim

86,08

MODERADO


São Benedito do Sul

86,08

MODERADO


Exu

85,31

MODERADO


Lagoa dos Gatos

85,31

MODERADO


Panelas

85,31

MODERADO

10º

Lagoa do Ouro

85,05

MODERADO
Fonte: TCE - Dados disponivel em: www.tce.pe.gov.br/iccpe

Veja mais publicações sugeridas para você

Transparencia 4854548924413126638

Dica promocional

Dica promocional
Transforme sua TV em Smart

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Edição 2017 da Maratona de Cruzes

Confira o vídeo resumo da reportagem da 34ª Maratona de Cruzes, do principal dia do evento. Realizada a 34ª Maratona de Cruzes, o eve...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

Online agora