SAÚDE: plano de governo de Joelma Campos – Parte III (final)

Publicado em 08/11/2016 | Por Janily Alves (Colunista)
A+ A-
Chegamos ao último artigo de comentários sobre o plano de governo de Joelma Campos referente a saúde, e como diz o ditado: “Por último, mas não menos importante”, essas últimas propostas que abordaremos a seguir, trata de ações de grandes benefícios para toda população de Panelas-PE, em especial ao distrito de Cruzes.

  • EXPANDIR AS ESPECIALIDADES PARA DIMINUIR OS ENCAMINHAMENTOS A OUTROS MUNÍCIPIOS;
  • IMPLANTAÇÃO DA SALA DE PARTO DO DISTRITO DE CRUZES.

Quando se fala em “expandir as especializações” subtende-se duas situações: aumentar o número de profissionais de determinada especialidade já existente da cidade e/ou trazer profissionais de outras áreas. Para ambas situações, a proposta é muito ampla, pouco específica, não dá para saber quais áreas serão contempladas, bem como, a quantidade de profissionais exata. Mas, levando em consideração que o propósito dessa proposta é diminuir os encaminhamentos a outros munícipios, entende-se que seja a contratação de novos profissionais de diferentes áreas em relação as já existentes, ou seja, Joelma promete que diminuirá as viagens exaustivas, na maioria das vezes para cidades como Caruaru e Recife, em busca de uma consulta/exame que poderia ser realizada no próprio munícipio.

PREFEITA DE PANELAS PROMETE SALA DE PARTO PARA O DISTRITO DE CRUZES.

E por fim, a “promessa” mais significativa de todas as propostas, levando em consideração que é algo novo, obviamente porque ainda não existe naquele lugar, e a prefeita eleita promete realizar, a sala de parto no distrito de Cruzes. Pois bem, vamos por partes, para “montar” uma sala de parto normal, de acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), conforme disponível no Portal Saúde, é necessário:

Nas Unidades de CENTRO DE PARTO NORMAL:

  • Espaços para realização das atividades de cuidado: Sala de acolhimento da parturiente (mulher grávida em trabalho de parto) e seu acompanhante;
  • Sala de exames e admissão de parturientes;
  • Quarto PPP (Pré-Parto/Parto/Pós-Parto) com banheiro;
  • Banheiro para parturiente;
  • Área para deambulação/caminhada (interna ou externa);
  • Posto de enfermagem - Sala de serviço;
  • Área para higienização das mãos.

Ambientes de apoio

  • Sala de utilidades;
  • Sanitários para funcionários (masculino e feminino);
  • Rouparia;
  • Sala de estar e/ou reunião para acompanhantes, visitantes e familiares;
  • Depósito de material de limpeza;
  • Depósito de equipamentos e materiais;
  • Sala administrativa;
  • Copa;
  • Sanitário para acompanhantes, visitantes e familiares (masculino e feminino) no local ou compartilhado com outras áreas;
  • Área para guardar macas e cadeiras de rodas;
  • Sala de ultrassonografia (no local ou compartilhado com outras áreas).
Formando a seguinte planta:

Ainda de acordo com o Portal Saúde, os Centros de Partos visam a qualidade do atendimento humanizado, exclusivo ao parto normal sem distócia (dificuldade da passagem do bebê), de forma digna, com um ambiente confortável e com a presença de um acompanhante de sua escolha.

Uma vez colocado no plano de governo, julga-se que antes disso foram feitas análises, levantado hipóteses, discussões à cerca do que foi proposto, até um consenso se era possível ou não de ser realizado. Seria insano de um candidato prometer algo que não pudesse cumprir, embora que na prática isso acontece muito, porém, uma vez feito a promessa, temos o direito em DOBRO DE COBRAR (pois já temos o direito de cobrar ações de qualquer maneira, tenha sido elas prometidas ou não).

Como havia prometido no primeiro artigo que tratou sobre o Plano de Governo de Joelma Campos, o próximo artigo será a respeito de como a população pode interferir, propor e colaborar nas ações referentes a saúde do município, mas de antemão, assim como foi falado algumas vezes, de modo geral, as propostas de Joelma no âmbito da saúde trazem poucas novidades, mas são significativas, o que levanta a certeza que por parte da população não haverá imposição, e sendo assim, serão cumpridas ou não a depender totalmente da administração da nova Prefeita, caberá a ela cumprir ou não com sua palavra.

Para saber como, no papel de cidadão e usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), você pode colaborar nas propostas da Prefeita, bem como, participar de outras formas no processo de formulação e fiscalização do plano de saúde do munícipio, não perca o próximo artigo.

Janily AlvesColuna Saúde // por Janily Alves

Enfermeira graduada no Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP); Pós-Graduanda em Unidade de Terapia Intensiva com complementação em Urgência e Emergência.


Veja mais publicações sugeridas para você

Saúde 6647120334008163297

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

Promoção

Promoção
“GANHE R$50 OFF” ou MAIS, não perca essa promoção!

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Fim da Zona Eleitoral de Panelas

Juiz Eleitoral de Panelas-PE comunica o encerramento da 49ª Zona Eleitoral do Estado de Pernambuco. O Excelentíssimo Senhor Juiz El...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

No facebook

Online agora