Dia Nacional do Livro: Os livros sobre Panelas-PE

O Dia Nacional do Livro é celebrado, em todo o Brasil, em 29 de outubro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810. A Biblioteca fica na cidade do Rio de Janeiro, é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacional do mundo e também a maior biblioteca da América Latina.

Dia Nacional do Livro

Incentivo a leitura

Atualmente, os programas de promoção do livro têm sido o ponto forte das bibliotecas públicas brasileiras. Estudo conduzido pela Fundação Pensamento Digital mostra que as ações para preservação de memória e estímulo a escritores também se destacam nos serviços prestados.

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), por exemplo, fornece, desde 1997, obras de literatura e pesquisa, revistas e periódicos para que toda escola pública tenha uma biblioteca para os seus alunos. Executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), o programa atende de forma universal e gratuita, em todos os estados do país, escolas públicas da educação básica cadastradas no Censo Escolar.

Em Panelas (PE), existem atualmente algumas bibliotecas publicas para a população, como a da sede, o projeto SESI Indústria do Conhecimento, Biblioteca Pública "Ler é Preciso" e a biblioteca comunitária de Cruzes.

“Os livros são importantes instrumentos para aumentar nossa capacidade de interpretação, para nos tornar mais respeitosos e menos condenadores das opiniões que divergem das nossas” (Sheila Alves).

Livros sobre o Município Panelas-PE

Panelas é um município de história rica, assim como as demais cidades, tem sua história de origem, as personalidades e os fatos que marcaram a cultura e a política.

Já foram publicados alguns escritos e livros que mencionam este município, textos sobre a terra dos cabanos e sua gente, sua cultura e fatos políticos. A seguir você confere uma lista com algumas publicações de livros sobre Panelas-PE:
  • A Guerra dos Cabanos (Autor: Manuel Correia de Andrade) - O livro não é propriamente sobre o município Panelas-PE, entretanto, sobre a chamada "Guerra dos Cabanos" que teve o Município como um dos pontos mais acentuados, principalmente por que o líder cabano Antônio Timóteo de Andrade residia nestas terras.
  • História de Panelas Terra dos Cabanos (Autor: Newton Thaumaturgo) - O primeiro livro sobre a história do município, com relatos e fatos, personagens e políticos de Panelas.
  • Tudo e Nada (Autor: Demóstenes Miranda) - Livro de poesia sobre fatos e personagens que protagonizaram parte da história da cidade de Panelas entre os anos de 1960 e 2000.
  • Paróquia do Senhor Bom Jesus dos remédios (Autor: Adriana Malaquias) - O livro retrata a formação da Paróquia do município, desenvolvendo uma linha histórica que se estende desde sua origem como Capela e transição à Paróquia, fazendo um resgate do passado e estabelecendo um elo para o presente.

Veja mais publicações sugeridas para você

Livros 5240182752657032277

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora