Dia Nacional do Livro: Os livros sobre Panelas-PE

O Dia Nacional do Livro é celebrado, em todo o Brasil, em 29 de outubro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810. A Biblioteca fica na cidade do Rio de Janeiro, é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacional do mundo e também a maior biblioteca da América Latina.

Dia Nacional do Livro

Incentivo a leitura

Atualmente, os programas de promoção do livro têm sido o ponto forte das bibliotecas públicas brasileiras. Estudo conduzido pela Fundação Pensamento Digital mostra que as ações para preservação de memória e estímulo a escritores também se destacam nos serviços prestados.

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), por exemplo, fornece, desde 1997, obras de literatura e pesquisa, revistas e periódicos para que toda escola pública tenha uma biblioteca para os seus alunos. Executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), o programa atende de forma universal e gratuita, em todos os estados do país, escolas públicas da educação básica cadastradas no Censo Escolar.

Em Panelas (PE), existem atualmente algumas bibliotecas publicas para a população, como a da sede, o projeto SESI Indústria do Conhecimento, Biblioteca Pública "Ler é Preciso" e a biblioteca comunitária de Cruzes.

“Os livros são importantes instrumentos para aumentar nossa capacidade de interpretação, para nos tornar mais respeitosos e menos condenadores das opiniões que divergem das nossas” (Sheila Alves).

Livros sobre o Município Panelas-PE

Panelas é um município de história rica, assim como as demais cidades, tem sua história de origem, as personalidades e os fatos que marcaram a cultura e a política.

Já foram publicados alguns escritos e livros que mencionam este município, textos sobre a terra dos cabanos e sua gente, sua cultura e fatos políticos. A seguir você confere uma lista com algumas publicações de livros sobre Panelas-PE:
  • A Guerra dos Cabanos (Autor: Manuel Correia de Andrade) - O livro não é propriamente sobre o município Panelas-PE, entretanto, sobre a chamada "Guerra dos Cabanos" que teve o Município como um dos pontos mais acentuados, principalmente por que o líder cabano Antônio Timóteo de Andrade residia nestas terras.
  • História de Panelas Terra dos Cabanos (Autor: Newton Thaumaturgo) - O primeiro livro sobre a história do município, com relatos e fatos, personagens e políticos de Panelas.
  • Tudo e Nada (Autor: Demóstenes Miranda) - Livro de poesia sobre fatos e personagens que protagonizaram parte da história da cidade de Panelas entre os anos de 1960 e 2000.
  • Paróquia do Senhor Bom Jesus dos remédios (Autor: Adriana Malaquias) - O livro retrata a formação da Paróquia do município, desenvolvendo uma linha histórica que se estende desde sua origem como Capela e transição à Paróquia, fazendo um resgate do passado e estabelecendo um elo para o presente.

Veja mais publicações sugeridas para você

Livros 5240182752657032277

Dica promocional

Dica promocional
Transforme sua TV em Smart

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Edição 2017 da Maratona de Cruzes

Confira o vídeo resumo da reportagem da 34ª Maratona de Cruzes, do principal dia do evento. Realizada a 34ª Maratona de Cruzes, o eve...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

Online agora