SETEMBRO DOURADO: se você ama seu filho, adote essa campanha!

O Setembro Dourado, assim como Outubro Rosa e Novembro Azul, trata-se de uma campanha em prol do diagnóstico precoce do câncer, nesse mês específico, está voltado as crianças e adolescentes.

No Brasil, o câncer representa a principal causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes com 1 a 19 anos (INCA)

É algo muito difícil admitir que seu filho ou alguém que você ama muito possa estar com essa doença, porém, o risco existe. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, o câncer representa a principal causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes com 1 a 19 anos, em todo o País. E a estimativa para 2016 e 2017, são de 12,600 novos casos de câncer por ano, distribuído da seguinte forma, por regiões:
  • Sudeste: 6.050;
  • Nordeste: 2.750;
  • Sul: 1.320;
  • Centro-Oeste: 1270;
  • Norte: 1.210
Em 2013, foi registrado o número de 2.835 mortes de crianças e adolescentes em decorrência do câncer, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). No entanto, nos últimos 40 anos, o tratamento de câncer em crianças e adolescentes tem se mostrado bastante significativo, e hoje, cerca de 70% dos casos são curados quando diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, e por essa razão, a importância do diagnóstico precoce, por isso que existe a campanha.

Para auxiliar no diagnóstico precoce, a campanha Setembro Dourado divulgou em seu site oficial, oito sinais e sintomas que possam indicar uma possível ligação ao câncer, de modo que, você conhecendo e sabendo que pode haver ligação com a doença, poderá recorrer a um profissional da saúde mais depressa, e se for o caso de ser de fato, o câncer, seu filho terá a oportunidade de tratar logo no início, e como já foi dito, há maiores chances de cura quando tratado precocemente, e depois essas crianças e/ou adolescentes poderão seguir as suas vidas normalmente.

SINAIS/SINTOMAS INDICATIVOS DE CÂNCER
Palidez, dor óssea e hematomas ou sangramentos pelo corpo;
Caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores e não acompanhados de febre – além de outros sinais de infecção;
Perda de peso inexplicada, febre e sudorese noturna;
Tosse persistente ou falta de ar;
Alterações oculares: embranquecimento da pupila, estrabismo recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;
Inchaço abdominal;
Dores de cabeça, sobretudo se forem incomuns e contínuas, além de vômitos frequentes pela manhã ou com piora ao longo do dia;
Dores nos membros e inchaços sem qualquer sinal de infecção ou trauma;

Embora, como você pode perceber, os sinais e sintomas se confundem com sinais e sintomas de várias outras doenças, contudo, a preocupação e investigação para o câncer não pode ser descartado.

Caso haja curiosidade de você, leitor, saber mais, proponho que pesquisem pelos principais tipos de câncer que acometem nessa fase, segue uma breve lista:
  • Leucemias;
  • Neuroblastoma;
  • Tumor de Wilms;
  • Retinoblastoma;
  • Tumor germinativo;
  • Osteossarcoma;
  • Sarcomas.
  • HPV (pode ou não “evoluir” para câncer)

PREVENÇÃO

Diferente dos adultos, as causas de câncer de crianças e adolescentes não é totalmente definida, porém, alguns cuidados ainda podem ser tomados para a prevenção, no geral, diminuir o tempo exposto ao sol, e no caso de adolescentes, evitar cigarros, e se pratica o ato sexual, que faça com segurança, usando preservativo (reduz o risco de infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV)).

DIAGNÓTICO PRECOCE

"Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura"
Se já é complicado para os pacientes jovens receberem a notícia de que sofrem com tal doença, para seus familiares também não é nem um pouco fácil, porém, o que torna mais difícil: saber no início da doença ou no estado final? Por isso, pensem bem, fiquem atentos aos possíveis sinais e procurem um profissional da saúde para tirar qualquer dúvida.

SETEMBRO DOURADO - Juntos contra o câncer infanto juvenil

A seguir segue um pequeno vídeo, divulgado pelo site da campanha, onde mostra os depoimentos de Mães que são gratas por terem conseguido o diagnóstico precoce do câncer dos seus filhos, confiram:


Janily AlvesColuna Saúde // por Janily Alves

Enfermeira graduada no Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP); Pós-Graduanda em Unidade de Terapia Intensiva com complementação em Urgência e Emergência.

Veja mais publicações sugeridas para você

Saúde 2595798023950486279

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

LIVE: Reunião Legislativa 19/10

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Fim da Zona Eleitoral de Panelas

Juiz Eleitoral de Panelas-PE comunica o encerramento da 49ª Zona Eleitoral do Estado de Pernambuco. O Excelentíssimo Senhor Juiz El...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

No facebook

Online agora