SETEMBRO DOURADO: se você ama seu filho, adote essa campanha!

O Setembro Dourado, assim como Outubro Rosa e Novembro Azul, trata-se de uma campanha em prol do diagnóstico precoce do câncer, nesse mês específico, está voltado as crianças e adolescentes.

No Brasil, o câncer representa a principal causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes com 1 a 19 anos (INCA)

É algo muito difícil admitir que seu filho ou alguém que você ama muito possa estar com essa doença, porém, o risco existe. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, o câncer representa a principal causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes com 1 a 19 anos, em todo o País. E a estimativa para 2016 e 2017, são de 12,600 novos casos de câncer por ano, distribuído da seguinte forma, por regiões:
  • Sudeste: 6.050;
  • Nordeste: 2.750;
  • Sul: 1.320;
  • Centro-Oeste: 1270;
  • Norte: 1.210
Em 2013, foi registrado o número de 2.835 mortes de crianças e adolescentes em decorrência do câncer, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). No entanto, nos últimos 40 anos, o tratamento de câncer em crianças e adolescentes tem se mostrado bastante significativo, e hoje, cerca de 70% dos casos são curados quando diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, e por essa razão, a importância do diagnóstico precoce, por isso que existe a campanha.

Para auxiliar no diagnóstico precoce, a campanha Setembro Dourado divulgou em seu site oficial, oito sinais e sintomas que possam indicar uma possível ligação ao câncer, de modo que, você conhecendo e sabendo que pode haver ligação com a doença, poderá recorrer a um profissional da saúde mais depressa, e se for o caso de ser de fato, o câncer, seu filho terá a oportunidade de tratar logo no início, e como já foi dito, há maiores chances de cura quando tratado precocemente, e depois essas crianças e/ou adolescentes poderão seguir as suas vidas normalmente.

SINAIS/SINTOMAS INDICATIVOS DE CÂNCER
Palidez, dor óssea e hematomas ou sangramentos pelo corpo;
Caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores e não acompanhados de febre – além de outros sinais de infecção;
Perda de peso inexplicada, febre e sudorese noturna;
Tosse persistente ou falta de ar;
Alterações oculares: embranquecimento da pupila, estrabismo recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;
Inchaço abdominal;
Dores de cabeça, sobretudo se forem incomuns e contínuas, além de vômitos frequentes pela manhã ou com piora ao longo do dia;
Dores nos membros e inchaços sem qualquer sinal de infecção ou trauma;

Embora, como você pode perceber, os sinais e sintomas se confundem com sinais e sintomas de várias outras doenças, contudo, a preocupação e investigação para o câncer não pode ser descartado.

Caso haja curiosidade de você, leitor, saber mais, proponho que pesquisem pelos principais tipos de câncer que acometem nessa fase, segue uma breve lista:
  • Leucemias;
  • Neuroblastoma;
  • Tumor de Wilms;
  • Retinoblastoma;
  • Tumor germinativo;
  • Osteossarcoma;
  • Sarcomas.
  • HPV (pode ou não “evoluir” para câncer)

PREVENÇÃO

Diferente dos adultos, as causas de câncer de crianças e adolescentes não é totalmente definida, porém, alguns cuidados ainda podem ser tomados para a prevenção, no geral, diminuir o tempo exposto ao sol, e no caso de adolescentes, evitar cigarros, e se pratica o ato sexual, que faça com segurança, usando preservativo (reduz o risco de infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV)).

DIAGNÓTICO PRECOCE

"Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura"
Se já é complicado para os pacientes jovens receberem a notícia de que sofrem com tal doença, para seus familiares também não é nem um pouco fácil, porém, o que torna mais difícil: saber no início da doença ou no estado final? Por isso, pensem bem, fiquem atentos aos possíveis sinais e procurem um profissional da saúde para tirar qualquer dúvida.

SETEMBRO DOURADO - Juntos contra o câncer infanto juvenil

A seguir segue um pequeno vídeo, divulgado pelo site da campanha, onde mostra os depoimentos de Mães que são gratas por terem conseguido o diagnóstico precoce do câncer dos seus filhos, confiram:


Janily AlvesColuna Saúde // por Janily Alves

Enfermeira graduada no Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP); Pós-Graduanda em Unidade de Terapia Intensiva com complementação em Urgência e Emergência.

Veja mais publicações sugeridas para você

Saúde 2595798023950486279

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora