POR QUE AMAMENTAR O MEU BEBÊ?

Publicado em 09/08/2016 | Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o bebê deve receber, exclusivamente, leite materno até o 6° mês de vida e, até os 2 anos ou mais, recomenda-se a continuidade associada à uma alimentação complementar.

 AMAMENTAR O BEBÊ!

O leite materno transmite anticorpos e nutrientes essenciais para os bebês, doenças como diarreia e grande parte das infecções respiratórias poderiam ser remediadas com o leite materno, o que consequentemente, evitaria também 72% e 57% das internações advindas, respectivamente, das doenças supracitadas.

Durante os dias 1 a 7 de Agosto, foi comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), com intuito de promover a amamentação. Esse evento ocorre em 120 países, e aqui no Brasil ela é realizada desde o ano de 1999, sob coordenação do Ministério da saúde, que tem como responsabilidade adaptar o tema para o nosso País e elaborar e distribuir cartaz e folder.

Amamentar nem sempre é uma tarefa fácil, mas é um ato que traz inúmeros benefícios para ambos, mãe e bebê. Como você confere nos vídeos divulgados pelo Ministérios da Saúde na Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMSM) 2016, que explica não somente os benéficos, mas também, dicas de como amamentar, confiram:

  • Vídeo 01 - Quando devo amamentar?



Fonte dos vídeos: Canal do Ministério da Saúde no YouTube

Segundo o Portal Saúde, no Brasil 41% das Mães amamentam exclusivamente até os seis meses, e isso contribuiu para uma queda na taxa de mortalidade entre crianças menores de 5 anos em 80%. Números significativos, principalmente quando comparado a países como EUA, Reino Unido e China, onde a adesão ao aleitamento exclusivo é a metade registrado no Brasil.

No começo do mês de Agosto, em uma rede social, o Senado Federal desmentiu a informação que tantas pessoas compartilham sem checar as fontes, a qual diz que mulheres serão multadas ao amamentar em público:

“NÃO EXISTE MULTA OU PENA DE PRISÃO PARA MULHERES QUE AMAMENTAM EM ESPAÇOS PÚBLICOS. A MULHER TEM DIREITO DE AMAMENTAR EM QUALQUER LUGAR.”
E ainda completou: “em alguns estados e municípios existe multa estabelecida para quem impedir a amamentação em espaços abertos ao público. No Senado, o projeto de Lei 514/2015 quer transformar em crime a violação do direito à amamentação em território nacional.”

Por fim, segue ilustração com mais algumas dicas que te ajudará a esse ato de amor para com o seu bebê:


Janily AlvesColuna Saúde // por Janily Alves

Enfermeira graduada no
Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP).

Veja mais publicações sugeridas para você

Saúde 7718353623898686104

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora