Século XXI: época em que os pais podem viver mais que os filhos

Publicado em 23/08/2016 | Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
O estilo de vida da grande maioria dos brasileiros e toda população mundial, resulta em algo catastrófico, a falta de atividade física e/ou alimentação inadequada faz com que o número de obesos cresça cada vez mais, e o que chama mais atenção é que grande parte dessa população obesa são crianças.

grande parte dessa população obesa são crianças

A obesidade infantil superou, em quantidade de portadores, a desnutrição nos últimos tempos, chegando a ser considerado uns dos maiores problemas de saúde pública do Brasil. Estima-se que a cada três crianças brasileiras, uma apresenta sobrepeso. E é nesse momento que algo deve ser enfatizado: crianças ditas “fofinhas” e/ou gordinhas não é sinônimo de saúde, como erroneamente muitas pessoas ainda acreditam.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), já faz referência a essa situação como algo que se deve ter bastante atenção, uma vez que, ameaça a saúde das crianças e consequentemente reduz a estimativa de vida das mesmas. Doenças como diabetes mellitus e Hipertensão arterial, que para a maioria das pessoas são doenças de pessoas adultas/idosas, enganam-se, crianças obesas também podem desencadear essas e muitas outras doenças devido as mudanças fisiológicas (funcionamento do corpo) advindas da obesidade.

CAUSAS DA OBESIDADE INFANTIL

O avanço da tecnologia, tablets, notebook, celular, TV e etc, estão cada vez mais no alcance das crianças, com isso, a vida saudável de antigamente de jogar bola, brincar, correr, entre outras atividades, estão sendo cada vez mais substituídas pelo conforto e comodidade dos joguinhos que o mundo hoje oferece, e interligado a isso, há também uma mudança no comportamento do que diz respeito a alimentação, as comidas caseiras, as frutas, legumes e demais alimentos saudáveis, também estão sendo substituídos por comida industrializada e hipercalóricas, devido a praticidade do seu preparo. Com isso, a junção do sedentarismo e a alimentação inadequada, culminam como o principal responsável pelo o excesso de peso e/ou a obesidade.

Confiram as principais complicações, conforme publicação no site Boa saúde, a curto e longo prazo:

Curto prazo
Longo prazo
Asma e Apneia do sono (episódios de interrupção/falta de ar durante a noite);
Diabetes mellitus.

Problemas ortopédicos (nos ossos);
Hipertensão arterial
Disfunção do fígado devido ao acúmulo de gordura;
Tromboses

Inflamação e formação de pedras na vesícula;
Derrame
Acne;
Doença coronariana
Assaduras e dermatites;
Angina e infarto.
Enxaqueca;
Gota
Depressão;
Osteoartrite
Aumento dos níveis de colesterol no sangue.
Artroses

Depressão e ansiedade crônicas.
Diminuição da expectativa de vida.

COMO TRATAR A OBESIDADE INFANTIL?

Basicamente resume-se em reeducação alimentar e prática de atividade física, e para isso, a participação e apoio dos pais e de toda a família faz toda a diferença, além do acompanhamento de um Psicólogo, visto que nem toda criança sabe lidar com seu sobrepeso e muitas vezes entra em estado de depressão.

COMO PREVENIR?

A prevenção, assim como no tratamento, requer praticamente as mesmas condutas: alimentação balanceada e prática de exercício físico.

CURIOSIDADE - Quer saber se o seu filho está com o peso normal? Faça o seguinte cálculo e em seguida compare o resultado na tabela:

Cálculo:
IMC = peso/altura²

Lembrando que os resultados têm interpretações diferentes, para meninos são alguns valores e para as meninas são outros, conforme você pode perceber na tabela. 

Fonte da Tabela - Saudemedicina.com
Cuide da saúde das suas crianças, é algo que para a idade que eles têm, não há como ser administrada por eles mesmo, mas que o modo de como vivem essa fase, fará diferença em todo o resto de suas vidas.

Janily AlvesColuna Saúde // por Janily Alves

Enfermeira graduada no
Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP).

Veja mais publicações sugeridas para você

Saúde 4885349031257281217

Dica promocional

Dica promocional
Transforme sua TV em Smart

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Edição 2017 da Maratona de Cruzes

Confira o vídeo resumo da reportagem da 34ª Maratona de Cruzes, do principal dia do evento. Realizada a 34ª Maratona de Cruzes, o eve...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

Online agora