Turismo: “Encantos do Agreste” no novo mapa do turismo brasileiro

O Ministério do Turismo atualizou o mapa do turismo brasileiro e revelou que o País tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. A grande maioria dos Estados brasileiros diminuiu o número de municípios no mapa em comparação a publicação de 2013, deixando o Mapa mais enxuto.

Ministério do Turismo atualizou o mapa do turismo brasileiro
Programa de Regionalização do Turismo
A macrorregião Nordeste ficou após a atualização do Mapa Turístico, com 80 regiões turísticas e 489 municípios. E de acordo com o documento divulgado pelo Ministério do Turismo, Pernambuco tem novo mapa turístico.

O estado reduziu de 72 para 57 o número de municípios participantes de suas 14 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo na segunda-feira (12/07), em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 Unidas da Federação (UF) e a validação do mapa foi realizada pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

Na região Agreste de Pernambuco, um dos responsáveis por promover o turismo entre os municípios do entorno da BR 104, potencializando a gastronomia, cultura e artesanato, fortalecendo e agregando valores aos atrativos locais é o projeto “Rota 104”, no qual as cidades Agrestina, Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas fazem parte. E esses municípios também estão na lista das regiões que compõem o mapa turístico do Estado.

Região Turística:

ENCANTOS DO AGRESTE

Municípios
  • Agrestina
  • Cupira
  • Lagoa dos Gatos
  • Panelas

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

De acordo com o novo mapa, 29% (630) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 1.545 municípios, que representam 71% dos casos, figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.


Fonte: Ministério do Turismo (turismo.gov.br).

Veja mais publicações sugeridas para você

Turismo 5963304882002050155

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora