Opinião: PROCURA-SE UM ESTADISTA PARA PANELAS E NÃO MAIS UM “POLÍTICO”

Publicado em 30/07/2016 | Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
"A diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições em quanto aquele decide pensando nas próximas gerações"
Início essa minha reflexão citando um dos maiores estadista de todos os tempos, se não o maior, Winston Churchill que disse: “A diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições em quanto aquele decide pensando nas próximas gerações”. Panelas é uma cidade à procura de um estadista, pois até então só tivemos demagogos com poucas exceções em se tratando de gestores. Algumas desses construíram algo, os outros só maquiaram e destruíram a cultura que é a identidade do nosso povo. Diferentemente do estadista que é um líder visionário que pensa a frente de sua época, disposto a sacrificar seus interesses individuais ou partidários pelo bem do seu povo.

“I have only two words to tell you: please go" ("só tenho duas palavras a lhe dizer: por favor, vá"). Foi dizendo só isso que Winston Churchill frustrou a expectativa de seus colegas no Parlamento inglês, que esperavam dele, então líder oposicionista, um longo, contundente e brilhante discurso contra o então primeiro-ministro do Reino Unido, Arthur Neville Chamberlain, que fora ao Legislativo para se explicar depois do desastrado Acordo de Munique, que fizera com Adolf Hitler, entregando-lhe de mão-beijada a região dos Sudetos, em troca de promessa de paz – o que levou Hitler a ocupar o resto inteiro da Checoslováquia e depois quase toda a Europa. Mas com apenas aquelas duas palavras Churchill foi fulminante e pôs fim a um governo pusilânime, que sob o pretexto da conciliação só estimulou a ação do mais sanguinário dos ditadores da História do Ocidente. E o gordo lorde britânico, sempre na banheira e com seu indefectível charuto, conduziu seu povo na resistência titânica que mudou o curso de uma trágica história. Este era um estadista.

Enquanto isso, em Panelas-PE vê políticos comprometidos apenas com seu projeto criminoso de governo onde seu principal objetivo é o poder pelo poder, mas sabemos que o povo já está cansado deste perfil de político, que se esquece das necessidades da cidade visando os ganhos pessoais e ao acabar uma campanha política já estão se preparando para outra. Alguns eleitos pela situação partem com suas “mala$” para Oposição e vice-versa a fim de angariar votos de onde não tinha porque não conseguem se reelegerem no atual grupo em que se encontram por não ter cumprido aquilo que prometeram aos seus eleitores, agora buscam em outro “curral” novos eleitores dispostos a colocá-los no mesmo lugar cômodo usando como argumento uma retórica vazia e promessas toscas que muitas vezes não competem aos seus cargos pretendidos.

Por isso e por outros motivos insisto, Panelas precisa urgentemente de um estadista e não de mais um político. Precisamos de um Churchill e não mais um Sérgio Miranda, precisamos de um Licurgo de Esparta (~ 720 - 680 a. C.) e não mais de um Lourinho. Precisamos, sobretudo, de pessoas que estejam comprometidas em desenvolver o potencial de nossa cidade, seja ele turístico, agropecuário, mas, acima de tudo precisamos de alguém que exalte o poder de luta e de coragem que está contido no DNA de todo esse povo, a fim de trazermos à tona aquele Guerreiro Cabano enrustido dentro do coração de cada panelense encaminhando-nos a vitória. Não a vitória de um, mas a vitória de todo um povo!

"Perguntam-me qual é o nosso objetivo? Posso responder com uma só palavra: Vitória - vitória a todo o custo, vitória a despeito de todo o terror, vitória por mais longo e difícil que possa ser o caminho que a ela nos conduz; porque sem a vitória não sobreviveremos." Este é um trecho do discurso proferido por Winston Churchill na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, em 13 de maio de 1940, três dias depois de ser nomeado primeiro-ministro, cerca de oito meses após início da Segunda Guerra Mundial.
JOSIAS ANDRADE

#Opinião - Por JOSIAS ANDRADE

Licenciando em História e cofundador do Movimento Cultural Panelense.
Via e-mail para o Panelaspernambuco.com

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 1087639044682400238

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

PÓS-GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO
22% DE DESCONTO, não perca essa oportunidade!

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Atendimento do Banco do Brasil em qualquer agência

O Banco do Brasil (BB) vai atender clientes em qualquer agência do País. E já começa a valer a partir do dia 2 de julho. O BB conse...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora