Eleições 2016: Convenção partidária para escolha de candidatos já pode ser realizada

Partidos políticos que pretendem lançar candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereadores nas Eleições Municipais de 2016, já podem realizar, a partir do dia 20 de Julho, convenções partidárias para a escolha dos candidatos. 

A partir do dia 20 de Julho já pode realizar as convenções partidárias para a escolha dos candidatos nas Eleições 2016

Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição. Essa mudança foi introduzida pela Reforma Eleitoral 2015 (Lei n° 13.165/2015).

A convenção partidária é a reunião dos filiados a um partido para a deliberação de assuntos de interesse da legenda. Em regra, as convenções partidárias devem se realizar em conformidade com as normas estatutárias do partido, já que a Constituição Federal e a Lei das Eleições asseguram às agremiações autonomias para definir sua estrutura interna, sua organização e seu funcionamento.

As convenções para escolha de candidatos e formação de coligações se realizam no período estabelecido pela Lei das Eleições. Em 2016, elas deverão ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto, sendo que as respectivas atas deverão ser lavradas em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicadas em 24 horas em qualquer meio de comunicação.

A regra está prevista na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), no Calendário Eleitoral de 2016 e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.455/2015.

Fonte: TSE – Assessoria de Comunicação (www.tse.jus.br)

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 968654339753449491

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora