Eleições 2016: Convenção partidária para escolha de candidatos já pode ser realizada

Partidos políticos que pretendem lançar candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereadores nas Eleições Municipais de 2016, já podem realizar, a partir do dia 20 de Julho, convenções partidárias para a escolha dos candidatos. 

A partir do dia 20 de Julho já pode realizar as convenções partidárias para a escolha dos candidatos nas Eleições 2016

Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição. Essa mudança foi introduzida pela Reforma Eleitoral 2015 (Lei n° 13.165/2015).

A convenção partidária é a reunião dos filiados a um partido para a deliberação de assuntos de interesse da legenda. Em regra, as convenções partidárias devem se realizar em conformidade com as normas estatutárias do partido, já que a Constituição Federal e a Lei das Eleições asseguram às agremiações autonomias para definir sua estrutura interna, sua organização e seu funcionamento.

As convenções para escolha de candidatos e formação de coligações se realizam no período estabelecido pela Lei das Eleições. Em 2016, elas deverão ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto, sendo que as respectivas atas deverão ser lavradas em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicadas em 24 horas em qualquer meio de comunicação.

A regra está prevista na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), no Calendário Eleitoral de 2016 e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.455/2015.

Fonte: TSE – Assessoria de Comunicação (www.tse.jus.br)

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 968654339753449491

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AUMENTO DE TARIFAS: A conta de água vai ficar mais cara

A Compesa foi autorizada a reajustar as tarifas da conta de água. Os novos valores já passam a valer a partir do dia 20 de março. C...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora