Revezamento da Tocha Olímpica em Pernambuco

O Maior símbolo dos Jogos Olímpicos, a tocha olímpica, está rodando o Brasil desde o dia 3 de maio, quando desembarcou em Brasília. Depois de percorrer várias cidades brasileiras, chegou a vez de Pernambuco receber as chamas da tocha olímpica.

Nesta quinta-feira (26), a chama olímpica chega à cidade de Petrolina, no Sertão, para dar início ao seu longo trajeto dentro do Estado. O comboio passará por cerca de 17 bairros na cidade, marcando a festa de início da passagem do fogo olímpico em Pernambuco.

Depois de concluir seu trajeto em Petrolina, a tocha permanecerá no sertão pernambucano, desta vez visitando as cidades de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó. O retorno para a Bahia será no dia 27 deste mês e, depois de passar três dias longe em outros Estados (BA, SE e AL), ela volta a Pernambuco no dia 30, na cidade de Garanhuns.

Em Pernambuco - Revezamento da Tocha Olímpica na região:

  • Dia 30/05 - Garanhuns, Lajedo, Caruaru;
  • Dia 31/05 - Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Recife;
  • Dia 01/06 - Ipojuca;
  • Dia 02/06 - Goiana, Olinda e Igarassu.

História da Tocha Olímpica


Essa é uma história de quase 3 mil anos. Na Grécia Antiga, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Para assegurar sua pureza, as chamas eram acesas por meio de uma “skaphia” - espécie de espelho côncavo que converge os raios do sol para um ponto específico.

Para manter a tradição, esse ritual é realizado até hoje. De 90 a 100 dias antes de cada edição dos Jogos, a chama Olímpica é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. O cenário original é recriado para a solenidade, com mulheres caracterizadas como "sacerdotisas" para acender a chama.

Uma vez acesa, a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento, até a cidade-sede dos Jogos. Na rota, uma série de festividades anunciam a chegada do evento. O revezamento termina com o acendimento da pira Olímpica na cerimônia de abertura. Fonte: www.rio2016.com

Veja mais publicações sugeridas para você

Notícia 1658535157984467358

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora