OPINIÃO: Emancipação Política de Panelas

Publicado em 18/05/2016 | Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
Neste dia em que comemoramos a emancipação política de Panelas, parabenizo a todos os cidadãos panelenses que refletem sobre nosso município e que não perderam a esperança de ver um dia o nosso município verdadeiramente livre e independente.

Digo isto porque teremos o que comemorar verdadeiramente esta data quando todos os cidadãos de sintam iguais e exercendo os seus direitos políticos com consciência e plenitude.

Não existe município livre e emancipado enquanto seus cidadãos continuam refém da manipulação de políticos e subservientes ao poder.

Se suas escolhas estão sujeitas a negociações e convencimento não republicanos como através da troca de favores e do assistencialismo.

Enquanto não for claro para cada um o modelo de município desejado pela maioria.

Por isto não temos o que comemorar enquanto seja tão grande o abismo entre os mais carentes e os ricos e poderosos, e os serviços públicos como saúde e educação não cumpram o seu papel de promoção da ascensão social de cada cidadão e sua transformação em um ser mais evoluído, saudável, educado, capaz de contribuir efetivamente com a construção de uma nova realidade para o seu município.

Não podemos apenas ficar na plateia reclamando, colocando a responsabilidade nos outros. Temos de assumir uma postura proativa e ocupar os espaços reservados a participação popular com perseverança e sentimento de responsabilidade.

A constituição de 88 foi pródiga na criação destes espaços. Estão aí os conselhos da criança e do adolescente, do transporte escolar, da merenda, da saúde, da educação, etc. São espaços de fiscalização, cobrança e de contribuição.

Na grande maioria não participamos. Reclamamos e muitas vezes se não a maioria delas, nos humilhamos para conseguir exercer o direito a uma simples consulta médica.

Escolhemos mal os nossos representantes.

É hora dos mais velhos abriram os olhos dos mais novos. De darem o exemplo a eles e mesmo cansados da mesmice demonstrar sua capacidade de a qualquer tempo mudarem o curso da história.

"O dia da nossa emancipação política pode ser uma Boa oportunidade, principalmente em um ano político eleitoral, quando escolheremos prefeito e vereadores, aqueles mais próximos a nós e com capacidade de promover estas mudanças."
É hora dos mais jovens conhecerem melhor a história política do seu município. De fazendo uso da rapidez das redes sociais na troca de informações, discutir suas ideias seus anseios e desenharem um projeto de uma nova realidade para o nosso município.

Temos que lutar por uma educação de melhor qualidade, infraestrutura que garanta um ambiente saudável para se viver, um sistema de saúde que não apenas faça de conta que cura mas que cuide para que não nos tornemos doentes.

Se queremos desenvolvimento atraindo empresas que gerem trabalho e proporcionem renda, temos de oferecer um município melhor mais bem estruturado e com capital humano compatível com as exigências de mercado.
É preciso refletir sobre esta realidade.

Ex-prefeito Fred Moreira LimaPor Fred Moreira Lima

Prefeito de Panelas-PE, exercício de 2004 à 2008.

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 2452437794390486816

Dica promocional

Dica promocional
Transforme sua TV em Smart

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Edição 2017 da Maratona de Cruzes

Confira o vídeo resumo da reportagem da 34ª Maratona de Cruzes, do principal dia do evento. Realizada a 34ª Maratona de Cruzes, o eve...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

Online agora