Afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República

Publicado em 12/05/2016 | Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
Os Senadores aprovaram a instauração do processo de impeachment por 55 votos favoráveis. A Presidente ficará afastada por até 180 dias enquanto é julgada no Senado.

Resultado da votação do Senado pelo afastamento da Presidente Dilma Rousseff (PT)

O plenário do Senado Federal aprovou às 6h34 desta quinta-feira (12) a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Foram 55 votos a favor e 22 contra. Com a decisão, ela fica afastada do mandato por até 180 dias, até o julgamento final pelo Senado. Com o afastamento de Dilma, o vice Michel Temer (PMDB) assume como presidente em exercício.

Resultado:

55 votaram SIM
0 abstenções
02 faltas
22 votaram NÃO

Agora, o Senado passará a colher provas, realizar perícias, ouvir testemunhas de acusação e defesa para instruir o processo e embasar a decisão final. O julgamento será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também comandará a Comissão Processante do Senado.

Dilma discursa no Palácio do Planalto após ser afastada pelo Senado
Dilma discursa no Palácio do Planalto após notificação de afastamento.
A presidente afastada Dilma sai do Palácio do Planalto nesta manhã (12) após discurso e é cercada por manifestantes favoráveis, sob gritos de "guerreira da pátria brasileira".

O impedimento definitivo da presidente Dilma Rousseff depende do voto favorável de dois terços dos 81 senadores (54), em julgamento que ainda não tem data para ocorrer.

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 7694318336752660947

Dica promocional

Dica promocional
Transforme sua TV em Smart

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Edição 2017 da Maratona de Cruzes

Confira o vídeo resumo da reportagem da 34ª Maratona de Cruzes, do principal dia do evento. Realizada a 34ª Maratona de Cruzes, o eve...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

Online agora