MAIS CARA: Reajuste de 11,5% na conta de luz da sua casa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu novo reajuste para a conta de luz. Os consumidores residenciais terão um aumento de 11,50%, incluindo os de baixa renda.

Reajuste deixa a conta de luz mais cara

O reajuste foi definido na terça-feira (26/04) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Brasília e vai entrar em vigor na próxima sexta-feira (29/04). O consumidor pernambucano residencial vai pagar 11,5% a mais na conta de energia elétrica a partir da data cujo reajuste entra em vigor.

O aumento da conta de energia reflete vários fatores. O primeiro é a própria inflação, que está em alta. O segundo é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), usado para corrigir o contrato de concessão da Celpe, e que ficou em 11,56% nos últimos 12 meses. Os outros fatores são variáveis tão diversas como o custo da geração de energia, as despesas que ocorreram com as térmicas em 2013 e 2014 por causa da falta de água nos reservatórios das hidrelétricas e os encargos setoriais (uma espécie de taxa cobrada na conta de todos os brasileiros).

O aumento da energia traz impacto para toda a cadeia produtiva, aumentando os custos do comércio e da indústria e retroalimentando uma velha conhecida que corrói os salários e aprofunda a crise: a inflação. Resta ao consumidor economizar a energia elétrica o máximo possível para não ter uma surpresa desagradável na hora que a conta de luz chegar!

Fonte das informações: JC Online

Veja mais publicações sugeridas para você

Notícia 6307410598697910826

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora