Quem vota no Mica paga mico

Publicado em 04/04/2016 | Por Pierre Logan (Colunista)
A+ A-
Este artigo deveria ser composto apenas de negativas. Deveria ser um desses capítulos tristes da vida política do município com funeral, corneta, flores etc., mas, pensando bem, Mica não merece nem corneta e nem flores. Calma. Vamos com vagar. Não podemos nos dar ao luxo de cometer nenhuma injustiça com o legislador mais inútil da Câmara de Vendidos/vereadores de Panelas (e olha que a concorrência é forte). Este texto tratará do posicionamento do referido vereador na rádio Agreste FM, mas também fará um apelo aos que ainda pensam em votar nesse indivíduo.


"Não há espelho que melhor reflita o caráter de um homem do que suas próprias palavras"
É preciso tomar muito cuidado com o que se diz, pois não há espelho que melhor reflita o caráter de um homem do que suas próprias palavras. Não adiantaria escrever um artigo para dizer que o vereador Mica possui uma aversão assustadora ao trabalho do legislativo. Não adiantaria nada dizer que ele não tira o focinho do celular durante toda reunião da Casa. Não adiantaria dizer que ele foi um dos vereadores ou talvez o vereador que mais faltou no ano de 2015 (é que a concorrência foi grande também). De nada adiantaria salientar a desídia, a calaçaria, a lombeira, a ignávia, desmazelo, sornice, indolência e ócio de um indivíduo que nunca apresentou nenhum motivo para ser eleito, mas ainda assim, soube mostrar como ninguém que é especialista na arte da enganação.

Mica já demonstrava interesse pela aliança com o grupo de Sérgio Miranda quando, mesmo sendo do grupo de oposição, votou no Mané Caboclo para presidência da Câmara. Pensar em Mica no grupo da situação é a mesma coisa que pensar numa junção do completamente inútil com o absolutamente desagradável. Não estou dizendo que ele deveria ficar na oposição. O que estou dizendo é que ele deveria ser extirpado da vida política do município de Panelas. Que ele não deveria ocupar nenhum tipo de cargo público, não só porque é incompetente para fazer a coisa certa, mas também porque é competente demais para fazer a coisa errada.

Não tenho conhecimento de nenhum projeto que o vereador tenha apresentado, nenhum debate importante que tenha se envolvido, nenhuma questão relevante que tenha levantado. É preciso chegar ao fundo do poço da incapacidade e cavar fundo para buscar algum adjetivo que possa se equiparar ao nível de incompetência de uma pessoa que teima em persistir e não percebe quão nocivo é a coisa pública. Como parte do povo panelense sinto vergonha e considero um imperdoável insulto, um vitupério, ter uma figura como essa sendo chamada de representante.

Encontrei pela internet um vídeo em que Mica diz “Para quem não sabe; essa história não é de hoje. Eu entrei na política em 1996, junto com este grande amigo Lourinho e foi contra esse mesmo ditador que aí está (Sérgio Miranda), mas agora, Lourinho, vamos à revanche, vamos dar uma goleada, vamos mostrar a ele. Vamos fazer com que ele desapareça de Panelas”. Sim, chamou Sérgio Miranda de ditador mais vezes do que se pode lembrar. Anunciou bombas e criticou duramente (sem tomar nenhuma atitude para resolver os problemas) as pessoas que hoje são suas aliadas.

Muito bem, que Mica seja um vereador inútil não é novidade, mas uma coisa é realmente curiosa. Como um legislador tão inábil consegue 5, 65% dos votos do município? Sim. Qual a justificativa para um tipo desses conseguir 840 votos? Será que seus eleitores, que em 2012 eram dá oposição, continuarão dando seu tempo, dinheiro e futuro para uma criatura que não honrou o compromisso e a confiança depositada nele pelo povo? Não podemos esquecer que um vereador é um servidor da vontade do povo. Ele deve colocar os interesses do povo na frente de seus próprios interesses. Deve sacrificar sua vontade e deixar que a vontade de seus eleitores se sobreponha às suas.

O eleitor é o maior responsável pela mudança. Não há de se esperar que a solução venha das pessoas eleitas quando essas mesmas pessoas não buscam nenhum tipo de solução para as questões urgentes que pedem uma resolução. Não podemos pagar o elevadíssimo salário para um edil que nada faz além de afogar-se em seu aparelho móvel e esquecer que Panelas é uma terra com necessidades urgentes de representação. O eleitor é quem decide no final o tipo de pessoa que quer que lhe represente.

A política desse edil que mudou de lado tem em sua fonte a perversidade e não a grandeza do espírito humano. Suas palavras jocosas, aliadas a sua figura cômica, são na verdade ataques diretos ao caráter reto de um povo que trabalha todos os dias para colocar o pão na mesa. Já disse e repito caro leitor, não é de bom alvitre que analfabetos representem professores e nem que vagabundos representem quem trabalha. O voto é a maior arma de um cidadão que sabe o valor que tem seus direitos. Não importa se você é da oposição ou da situação, o que importa é que saiba que Mica não representa nada e nem ninguém além de seus próprios interesses.

O que mais temo na política é a memória curta. O que mais me assusta na política são pessoas se reelegendo tantas vezes sem ter cumprido uma fração mínima de seu papel como vereador. Não consigo entender como pessoas conseguem digitar o número de uma pessoa supérflua e baldada na urna. Em um mundo que a informação circula com velocidade. Em um mundo onde não há desculpas para não saber das coisas, não há desculpas para votar no Mica. Neste mundo de pessoas informadas, conectadas e esclarecidas votar no Mica é uma gafe e, se você cometer esse erro, pagará o maior mico. 

Coluna Política // Por Pierre Logan

Bacharelando em direito na FMU, formação em
Filosofia e Filosofia Geral, Fundamentos do Direito Público,
Ciência Política e Teoria Geral do Estado.

  • Vídeo em que Mica declara apoio a Lourinho e diz que Sérgio é um ditador

Veja mais publicações sugeridas para você

Opinião 5759970907708374702

Dica promocional

Dica promocional
Transforme sua TV em Smart

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Edição 2017 da Maratona de Cruzes

Confira o vídeo resumo da reportagem da 34ª Maratona de Cruzes, do principal dia do evento. Realizada a 34ª Maratona de Cruzes, o eve...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

Online agora